domingo, 23 de junho de 2013

FORO DE PELOTAS E UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PROMOVEM EVENTO SOBRE JUSTIÇA RESTAURATIVA

A Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas e o Curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas promoverão palestra sobre Justiça Restaurativa no próximo dia 2 de julho, às 19h30min, no Auditório Dom Antônio Zattera, no Campus I da UCPel, rua Félix da Cunha, n.º 408, Pelotas, RS.

A palestra será proferida por Kay Pranis, abordará os princípios da Justiça Restaurativa e terá como tema “Conflitos: oportunidade de construir a Paz através dos processos Circulares.”

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do e-mail conciliamediaplt@tj.rs.gov.br ou mesmo no local do evento.

Sobre a palestrante - Kay Pranis, americana, é uma líder nacional em Justiça Restaurativa, respeitada internacionalmente, tendo-se especializado em Círculos de Construção de Paz.

Iniciou essa caminhada trabalhando no Departamento Correcional de Minnesota como Planejadora da Implantação da Justiça Restaurativa naquele ambiente, de 1994 a 2003.

É autora do livro Processos Circulares, Guia do Facilitador, e co-autora do Guia de Práticas Restaurativas No Coração da Esperança, Peacebuilding Circles - from Crime to Community e Doing Democracy with Circles – Engaging the Community in Public Planning .

Blog – Buscando primar pela transparência e facilitar o acesso da população à justiça, a Central lançou seu blog, onde pode ser conferida a íntegra dos resultados das audiências e das pesquisas de satisfação, mês a mês, bem como as demais atividades da Central. Seu endereço é conciliacaopelotas.blogspot.com

Contato –  O atendimento na Central é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, e-mail conciliamediaplt@tj.rs.gov.br

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Pesquisa de Opinião - Audiências de Mediação - Opinião das Partes - Maio/2013












FORO DE PELOTAS ACOLHE VOLUNTÁRIOS EM JUSTIÇA RESTAURATIVA

O Foro de Pelotas promoveu reunião de acolhida aos vinte e cinco novos voluntários que atuarão no Núcleo de Justiça Restaurativa vinculado à Central de Conciliação e Mediação da Comarca.

A atividade realizou-se na tarde do último dia 17 de junho no Salão do Tribunal do Júri, ocasião em que a Equipe Gestora da Central e Conciliação e Mediação recebeu os novos voluntários que serão capacitados pelo Tribunal de Justiça e iniciarão os trabalhos no próximo mês de julho.

De acordo com o Juiz Coordenador da Central, Marcelo Malizia Cabral, os novos agentes de justiça restaurativa foram selecionados dentre dezenas de interessados no voluntariado, todos com  conduta ilibada e formação em curso superior.

Os novos agentes de justiça restaurativa atuarão na prevenção e no tratamento de conflitos escolares, familiares e comunitários que envolvam alguma forma de violência com a utilização de métodos autocompositivos capazes de propiciar a responsabilização, a reparação e a restauração de pessoas e relacionamentos fragilidados por um conflito.

Os agentes de justiça restaurativa atenderão casos encaminhados pelos Juízes da Comarca e também por Instituições e entidades conveniadas.

Grupo de Estudos em Justiça Restaurativa – Além da formação e da coordenação e supervisão da atuação dos agentes de justiça restaurativa, a Central mantém Grupo de Estudos em Justiça Restaurativa que realiza reuniões semanais, sempre às terças-feiras, às 17 horas, na sala de audiências da Direção do Foro de Pelotas (sala 215), Avenida Ferreira Viana, n.º 1134.

Poderão participar do Grupo de Estudos quaisquer interessados no trabalho voluntário com Justiça Restaurativa junto à Central ou mesmo aquelas pessoas que tenham interesse unicamente acadêmico na matéria.

Blog – Buscando primar pela transparência e facilitar o acesso da população à justiça, a Central lançou seu blog, onde pode ser conferida a íntegra dos resultados das audiências e das pesquisas de satisfação, mês a mês, bem como as demais atividades da Central. Seu endereço é conciliacaopelotas.blogspot.com


Contato –  O atendimento na Central é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, e-mail conciliamediaplt@tj.rs.gov.br.

Pesquisa de Opinião - Audiências de Mediação - Opinião dos Advogados - Maio/2013











Pesquisa de Opinião - Audiências de Mediação- Opinião dos Advogados - Abril/2013











Pesquisa de Opinião - Audiências de Mediação - Opinião das Partes - Abril/2013












Pesquisa de Opinião - Conciliações Pré-Processuais - Opinião das Partes - Maio/2013