![]() |
Instituições se propõem a solucionar conflitos com maior presteza a partir da composição de acordos (Foto: Eduardo Nichele) |
O Presidente do NUPEMEC, Luiz Felipe Silveira Difini, afirmou que o Termo assinado levará a ótimas soluções, principalmente por estar sob a direção do Presidente do TJRS, José Aquino Flôres de Camargo e do Presidente da OAB-RS, Marcelo Bertoluci. Afirmou que todos os envolvidos na atividade darão o melhor dos seus esforços para promover a pacificação social. Ressaltou o trabalho já realizado pela Desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, Coordenadora do NUPEMEC, e pela Desembargadora Genacéia Alberton, e como esse esforço pode trazer melhores resultados para as instituições, mas, sobretudo para a sociedade.
O Presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, agradeceu ao Presidente do TJRS e a administração. Afirmou que o convênio assinado é uma obra de absoluta construção comum entre as instituições, assim como uma homenagem à cidadania. O Presidente Nacional da OAB em exercício, Cláudio Pacheco Prates Lamachia, afirmou que o intuito da OAB nacional é disseminar o que acontece no Rio Grande do Sul.
Fico muito orgulhoso e honrado pelo convite e atribuo a honra aos colegas que fazem desse trabalho algo possível, afirmou o Presidente do TJ, Desembargador José Aquino Flôres de Camargo, reafirmando a importância da assinatura do termo. O magistrado aproveitou a ocasião para elogiar a postura da OAB e a importância da instituição para a Administração do Judiciário Gaúcho. Se não tivéssemos a advocacia que temos, não seríamos o Judiciário que somos.
A Casa de Mediação
Localizada na Rua dos Andradas, nº 1261, 9º andar, a Casa de Mediação foi o primeiro projeto desse tipo no Brasil. Criada pela OAB/RS com apoio do Ministério da Justiça, a Casa oferece atendimento para mediação de conflitos junto à comunidade, bem como cursos para capacitação de mediadores. O projeto oferece também o atendimento gratuito para solução de conflitos às pessoas em situação de vulnerabilidade social, o que ajuda a democratizar o acesso à Justiça.
Participaram da cerimônia também, O Subdefensor Público-Geral do Estado para Assuntos Jurídicos, Felipe Kirchner; o Procurador-Geral Adjunto do Estado, Paulo Roberto Basso; o 3º Vice-Presidente do TJRS, Desembargador Francisco José Moesch; o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Tasso Caubi Soares Delabary; o Diretor-Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS, Rafael Canterji.
Fonte: http://www.tjrs.jus.br/site/imprensa/noticias/?idNoticia=237964