segunda-feira, 14 de setembro de 2015

PROJETO BONS VIZINHOS É INAUGURADO EM PELOTAS, RS

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do RS (NUPEMEC), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (CEJUSC), em parceria com a Secretaria de Habitação de Pelotas, inaugurou o Projeto Bons Vizinhos, na tarde do último sábado, 12 de setembro, no Condomínio Buenos Aires, localizado na zona norte de Pelotas, RS.
Implantado a pedido dos próprios moradores, o projeto atenderá as cerca de oitocentas pessoas que residem no condomínio, levando conciliadores, mediadores e facilitadores de justiça restaurativa semanalmente ao local com o objetivo de implementar uma política pública de pacificação social baseada na participação e no diálogo como ferramentas de construção da harmonia e da paz.
Além dos serviços de conciliação, mediação e de círculos de construção da paz, o projeto levará palestras de conscientização e oficinas sobre boa vizinhança e direitos e deveres de vizinhos e de condôminos. Em uma segunda etapa, os próprios moradores serão capacitados em mediação comunitária e os condomínios poderão resolver seus conflitos de modo autônomo.
O projeto surgiu da constatação dos altos índices de conflitos e violência verificados nos condomínios populares de Pelotas e da possibilidade de o Poder Judiciário oferecer serviços de conciliação, mediação e justiça restaurativa nos próprios condomínios como forma de prevenir e tratar os conflitos em seu nascedouro, evitando que se transforem em episódios de violência e em processos judiciais.
Segundo o Juiz Coordenador do CEJUSC, Marcelo Malizia Cabral, o projeto Bons Vizinhos deverá se expandir para os demais condomínios populares de Pelotas em breve, pois “o Poder Judiciário está cada vez mais preocupado com a prevenção de conflitos e com a pacificação da sociedade”.
“Não aguardamos mais que os conflitos cheguem ao Poder Judiciário passivamente, mas estamos criando estratégias para promover a cultura da paz nas pessoas, nas comunidades e os condomínios populares constituem excelentes instrumentos para que se concretize esse propósito”, explicou.
Juiz Malizia (em pé ao centro) falando aos moradores do Condomínio Buenos Aires sobre os propósitos do Projeto
Conciliadores e Mediadores que atuarão no Projeto Bons Vizinhos com a administração do Condomínio Buenos Aires
Presenças – A solenidade de instalação do projeto Bons Vizinhos contou com a presença do Juiz Coordenador do CEJUSC da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, do Secretário Municipal de Habitação de Pelotas, Ivan Vaz, do Instrutor e Supervisor de Mediação do TJRS, Henrique Alam de Mello de Souza e Silva, da Gestora do CEJUSC de Pelotas, Marília Reis Gonçalves, dos Conciliadores, Mediadores e Facilitadores de Justiça Restaurativa que atuarão no projeto, Ana Paula Belo Machado, Eloiza Silva da Silva, Francisco Paiva, Maria do Carlos Campelo, Renata Selk e Vilma Costa de Souza, do Síndico do Condomínio Buenos Aires, Leandro Silveira Borges, das técnicas da Secretaria de Habitação de Pelotas, Jane Jara e Ana Paula dos Santos, além de moradores do condomínio.
Conciliadores, Mediadores e Moradores do Condomínio Buenos Aires estabelecem conjuntamente Prioridades para o trabalho

Contato e serviço – No CEJUSC o cidadão pode buscar a solução de um conflito por meio do diálogo envolvendo os interessados, mesmo sem a existência de um processo judicial ou durante o andamento deste, o que se realiza por meio de conciliação, mediação ou justiça restaurativa.

O atendimento no CEJUSC é gratuito e realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, e-mail cejuscplt@tj.rs.gov.br, blog conciliacaopelotas.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário