A reunião no Foro de Pelotas foi um momento para troca de experiências
Os novos facilitadores em Justiça Restaurativa da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) participaram, nesta terça-feira (6), da primeira reunião de supervisão, após a capacitação, promovida pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) no Foro de Pelotas. Cerca de 20 educadores participaram da acolhida e também integraram um círculo de construção da paz mediado pelo juiz Marcelo Cabral, coordenador do Cejusc.
Os encontros de supervisão e formação continuada são realizados mensalmente, a fim de oferecer um espaço para que os facilitadores possam expor ideias e sanar dúvidas relacionadas à aplicação dos círculos restaurativos nas escolas do Município. Os círculos de construção da paz fazem parte das estratégias de Justiça Restaurativa do Pacto Pelotas pela Paz.
Na acolhida deste mês, esteve presente a magistrada aposentada e assessora da presidência da Ajuris, Vera Regina Muller, e alguns educadores formados pela primeira turma oferecida pela parceria entre Prefeitura e Judiciário.
O círculo restaurativo
A atividade central do encontro foi o círculo restaurativo, que ofereceu um momento para troca de experiências dos facilitadores mais experientes com os mais novos.
Um texto do escritor Pedro Bandeira sobre o sentido da amizade embalou as conversas, que também estiveram representadas pelo Meio de Círculo – espaço onde são depositados itens relacionados com a temática da roda – formado por plantas, cascas de árvores, velas e pedras em representação a vida humana, ao crescimento profissional, a segurança e a esperança de construir um mundo melhor.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário