O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Cidadão On-line foi criado em 2020, durante e em razão da pandemia de COVID-19, para facilitar o acesso da comunidade ao Poder Judiciário e às ferramentas de autocomposição.
Na tarde de ontem (1º) o Centro completou seu primeiro ano de funcionamento e a data foi celebrada em um encontro virtual que reuniu facilitadores de justiça restaurativa, conciliadores, mediadores, servidores do Foro de Pelotas e demais convidados.
O Juiz Coordenador do CEJUSC do Cidadão On-line, Dr. Marcelo Malizia Cabral, iniciou a festividade parabenizando os membros da equipe e colaboradores pelos resultados alcançados durante este primeiro ano. “A grande aposta do CEJUSC do Cidadão é atender a comunidade e na página do Tribunal de Justiça o próprio cidadão pode trazer suas questões ao Poder Judiciário. É um serviço que ainda está iniciando, mas temos uma média de cerca de 28 atendimentos por mês, é um número bem interessante. Há muito a se comemorar neste primeiro ano. Estamos dando os primeiros passos e é claro que existem algumas dificuldades a serem superadas, mas hoje é dia de celebrar o caminho até aqui.”, disse o Magistrado.
Os juízes corregedores, Dr. Luis Antonio de Abreu Johnson e Dra. Geneci Ribeiro de Campos, participaram da celebração representando a administração do Tribunal de Justiça e destacaram a qualidade do atendimento prestado pelo CEJUSC do Cidadão.
“É um projeto muito interessante, muito rico, porque ele abrange o estado do Rio Grande do Sul inteiro e todos podem acessar esse serviço. Em meio de uma crise muito grande, a gente acaba se reinventando e descobrindo maneiras para conseguir oferecer ainda mais serviços. Para além dos números, as demandas que são tratadas no CEJUSC sempre agregam muito às pessoas.”, declarou Dra. Geneci Campos.
“Me recordo de quando estávamos desenvolvendo ideias de acesso dos usuários ao Poder Judiciário. Essa nova ferramenta virtual de aproximação começou em meio a essa pandemia que, na época, o mundo não conhecia. Acho que o CEJUSC do Cidadão vêm cumprindo com sua missão, hoje estão integrados a ele aproximadamente 40 Comarcas que não dispõem de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania e se observa o alcance dos objetivos iniciais. Mas, para além disso, o CEJUSC do Cidadão On-line foi uma das iniciativas pioneiras de mediação on-line de forma interna no Brasil , ou seja, de dentro do Poder Judiciário. Mesmo com todas as dificuldades, o Judiciário não parou e uma das portas abertas nesse momento foi o CEJUSC do Cidadão.”, compartilhou o Dr. Luís Johnson.
Durante a festividade, Malizia realizou a outorga de Portaria de Louvor à equipe e aos colaboradores do CEJUSC do Cidadão em homenagem aos trabalhos prestados ao Centro.
“Acho que todos estão de parabéns porque é realmente a equipe toda que faz o CEJUSC do Cidadão On-line acontecer. Espero que no ano que vem, quando comemorarmos nosso segundo ano de funcionamento, todos possam estar juntos para celebrar.”, desejou Marília Reis Gonçalves, servidora responsável pelo CEJUSC do Cidadão.
Veridiana Martins, presidente da Associação Gaúcha de Mediadores e Conciliadores (AGAMEC), também destacou o trabalho realizado pelo CEJUSC do Cidadão: “A competência do Centro é conhecida por todos! Parabéns ao CEJUSC que conseguiu congregar mediadores de todos os campos e consegue atender todas as culturas regionais do nosso estado.”
Andrea Schmitz Rodriguez, mediadora colaboradora do CEJUSC do Cidadão, compartilhou sua felicidade em participar deste momento. “Esse é um marco fundamental para a mediação, para o Judiciário e para as pessoas que tanto precisam resolver seus conflitos. O CEJUSC On-line tem ampliado o acesso à justiça de uma maneira fundamental, além de ter abraçado o Rio Grande do Sul em um momento de crise. Fico muito feliz de estarmos aqui, um ano depois, colhendo os frutos desse trabalho.”.
Confira os resultados do primeiro ano do CEJUSC do Cidadão On-line:
Durante o primeiro ano foram disponibilizadas 643 salas virtuais com mediadores/conciliadores, além de suporte do CEJUSC do Cidadão.
Texto: Giorgia Ossanes - Assessoria de Comunicação do Foro da Comarca de Pelotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário