terça-feira, 7 de maio de 2019

CÍRCULO DA PAZ PREPARA JOVENS PARA O TRABALHO


Na tarde da última sexta-feira (3), a alunos da Escola Estadual De Ensino Médio Dr. Joaquim Duval, que participam do projeto Start, participaram também de um círculo da paz. O Coordenador do Cejusc Marcelo Malizia Cabral em conjunto das representantes da CRE, Doris Noronha, Dora Mara Domingues e a mediadora do círculo Gisele Lima, participaram como facilitadores do dialogo a partir de técnicas da justiça restaurativa. 26 estudantes entre 15 e 19 anos estavam presentes no círculo de construção da paz.

Participantes formam o círculo de construção da paz.   |   Foto: Pablo Gimenes


A facilitadora Doris Noronha iniciou o círculo apresentando aos alunos sobre do que se trata o círculo da paz, aprofundando e embasando-os sobre o que é a justiça restaurativa. A professora Dora Domingues apresentou aos alunos o objeto da palavra, que simboliza o direito de pronunciar-se perante todos na roda.

Após a apresentação prévia da atividade que seria realizada, a mediadora Gisele Lima iniciou a rodada de falas, a partir de perguntas norteadoras, quais visavam criar o espaço de reflexão sobre a forma com que os jovens têm se relacionado com o projeto Start, além de criar a proximidade entre os pensamentos e objetivos de todos.

Participantes do círculo dão-se as mãos em oração próximo ao final da atividade.   |   Foto: Pablo Gimenes


Seguindo a técnica utilizada nos círculos, o objeto da palavra passou pela mão de todos que estavam presentes, tendo nenhuma interrupção durante todo o círculo, onde todos os jovens tiveram sua vez e espaço para se pronunciarem e ouvirem outros colegas.

A grande maioria salientou a importância do Curso Start para quê aprendessem a lidar com a timidez de falar com outras pessoas, além de auxiliar na aprendizagem sobre questões que envolvem a criação de um curriculo e o ingresso no mercado de trabalho.

Durante todas as rodas, as palavras que mais traziam significado aos estudantes, eram “Fé”, “Respeito” e “esperança”. Essas palavras traduzem unanimemente o que esperam esses jovens sobre o futuro. O desejo e a vontade de levarem o mundo a se tornar um lugar melhor.

Abraço coletivo ao final do círculo.   |   Foto: Pablo Gimenes


Ao final do Círculo, todos os presentes se abraçaram e desejaram boa sorte, para que todos sejam sempre determinados e, mais importante, felizes ao alcançarem seus sonhos.

Sobre o Projeto Start:


O Projeto Start é uma das frentes de atuação do Banco de Oportunidades. Surgiu de uma necessidade apresentada pelas instituições parceiras do Pacto Pelotas pela Paz: a capacitação de jovens para que cheguem mais preparados ao primeiro emprego. Divididas em seis módulos, as aulas abordam empreendedorismo, liderança, comunicação, produção de currículos e preparação para entrevistas.


FONTE: http://www.pelotas.rs.gov.br/noticia/comecam-as-aulas-da-terceira-turma-do-projeto-start

Nenhum comentário:

Postar um comentário