quarta-feira, 17 de abril de 2019

PROJETO BONS VIZINHOS SERÁ AMPLIADO

Na tarde da última segunda-feira (15), ocorreu no Foro da Comarca de Pelotas uma reunião com finalidade de debater sobre a continuidade e ampliação do Projeto Bons VizinhosEstavam presentes na reunião o Juiz de Direito Marcelo Malizia Cabral, Coordenador do CEJUSC, Marília Reis Gonçalves, Gestora do CEJUSC, os facilitadores Francisco Carlos Paiva Ferreira e Wilma Costa de Souza, Ubirajara Leal, Secretário de Habitação de Pelotas e o servidor Dino Cesar de Almeida.

Presentes na reunião dialogam sobre temas referentes a ampliação do projeto "Bons Vizinhos"


A reunião foi provocada pela Secretaria de Habitação de Pelotas, que demonstrou interesse na continuação do projeto Bons Vizinhos, porém com algumas reformulações, tendo em vista que neste ano o projeto não terá recursos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal e apoio do SENAC. Todavia, a Prefeitura dispõe de recursos para a continuação do projeto, que até o momento atendeu seis residenciais construídos pela habitação popular ‘minha Casa Minha vida’.

Na ocasião, os participantes debateram sobre as experiências e os resultados obtidos pelo projeto, do qual foram apontados erros e acertos sobre as atividades feitas até o momento, para que assim fossem traçadas estratégias a serem seguidas. Uma das possibilidades apontadas durante a reunião e que ficou estabelecida é a de que durante as próximas atividades do projeto, um representante da Secretaria estará sempre presente nos encontros, funcionando com uma espécie de ouvidor das demandas da comunidade.

Mediadores comunitários, moradores e construtora dialogam em circulo no projeto "Bons Vizinhos"


Foi definido em reunião, que o CEJUSC em parceria com a Secretaria de Habitação, organizará uma formatura com os moradores que participaram de no mínimo três (3) reuniões do projeto, para obterem a certificação de “Agentes da Paz”, a ser realizada no Salão nobre da Prefeitura de Pelotas, em data a ser definida.
Além do título de “Agente da Paz”, será convidado em cada condomínio o morador que mais se destacou positivamente nas reuniões, que auxiliou para o sucesso do projeto, para que realize um curso com a possibilidade de se tornar um facilitador da justiça restaurativa. Após a realização do curso, o morador que efetuar uma carga horaria de quatro (4) horas semanais, atuando como facilitador e promovendo círculos de dialogo no seu residencial durante seis (6) meses, receberá uma bolsa remunerada pela Prefeitura de Pelotas.

O projeto Bons Vizinhos cumpriu com os 30 círculos previstos em cada residencial construído pela habitação popular Minha Casa Minha vida, sendo o encerramento em janeiro deste ano no residencial Eldorado.

Com o auxílio de facilitadores e utilização da metodologia da justiça restaurativa, realizam-se círculos de construção da paz nas comunidades com o objetivo de desenvolver valores sociais de convivência como empatia, solidariedade, respeito ao próximo, evitando-se conflitos e construindo-se relacionamentos mais pacíficos entre os moradores desses condomínios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário