Vinte e um (21) alunos de doze (12) escolas produziram poemas, histórias em quadrinhos e desenhos, que ilustram a esperança por um mundo pacífico.
alunos, familiares e professores que produziram o livro. | Foto: Pablo Gimenes |
A obra se chama "Da escola: uma Proposta de Paz", promovida pelo Pacto Pelotas pela Paz, através da SMED, com o objetivo de disseminar a cultura de paz por meio do diálogo e a reflexão. Os trabalhos feitos pelos estudantes, possuem objetivo de aproximar o leitor à visão inocente e pura sobre o mundo. Acreditar que a sociedade pode restaurar os laços através do respeito e a empatia, é a principal mensagem do livro.
Durante o evento de lançamento da obra, o Cejusc foi representado pela gestora Marília Gonçalves, que elogiou a elaboração do livro feito pelos estudantes.
"Acho que é muito importante dar espaço para os alunos das escolas daqui de Pelotas produzirem junto aos professores, um livro sobre a cultura da paz. É importante para esses jovens terem contato e conhecerem desde bem pequenos, a importância de cultivar a paz entre as pessoas." comentou Marília.
A prefeita Paula Mascarenhas, junto ao vice prefeito Idemar Barz estiveram presentes no evento. A prefeita defendeu que a escola é o grande centro de prevenção à violência e espaço primordial à preparação de crianças e jovens para um caminho de paz, distante da agressividade.
“Infelizmente, estamos mergulhados em uma cultura que estetiza a violência – até mesmo em filmes e desenhos. Nós temos que mostrar a beleza do afeto, da solidariedade e da união. Esta é a missão do livro”, apontou a prefeita.
Prefeita Paula e demais autoridades junto aos alunos que produziram as obras contidas no livro. | Foto: Gustavo Vara/ASCOM |
As escolas que participaram do livro foram: Escolas de Educação Infantil Antônio Caringi e Manuel Bandeira, e as Escolas de Ensino Fundamental Antônio Ronna, Bibiano de Almeida, Cecília Meirelles, Mário Meneghetti, Ferreira Vianna, Joaquim Nabuco, Núcleo Habitacional Dunas, Oswaldo Cruz, Piratinino de Almeida e Professora Daura Pinto.
A diretora de Ensino, Loreni Peverada, e as supervisoras Rosiane Maciel e Michele Lemões, organizaram o projeto. A obra pode ser conferida clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário