sexta-feira, 4 de outubro de 2019

MEDIADORES SE REÚNEM NO FORO DA COMARCA

Na tarde da primeira sexta-feira (4) do mês de outubro, foi realizado no Foro da Comarca a reunião supervisão de conciliadores e mediadores. A reunião deu-se início às 14h30min na sala 805 e mesmo o tempo chuvoso não impediu a realização do encontro.

Neste mês, estiveram presentes os mediadores que realizaram o curso de mediação básica, em julho deste ano, para retirada de dúvidas com a instrutora de mediação Vanessa Souza, que foi uma das três instrutoras que realizaram o curso este ano em Pelotas.

Vanessa respondendo a questionamentos feitos pelos mediadores.   |   Foto: Pablo gimenes

A instrutora indagou os mediadores presentes a relatarem como estão sendo suas experiências nas audiências de mediação. Os mediadores em formação, precisam cumprir com a carga horaria de 90h dentro de um ano após a conclusão da parte teórica do curso. Alguns mediadores chegaram com atraso a reunião, devido à audiência de mediação que estavam realizando, do qual resultou em acordo. Leci, uma das mediadoras que realizou a audiência, expressou enorme felicidade pela realização do acordo, pois afirma que a sensação de ver presencialmente os resultados da metodologia da mediação, faz com que se apaixone pela prática.

Olindo da Hora, um dos mediadores que realizou o curso em julho, comentou sobre suas experiências, da qual já participou de cinco (5) audiências, sendo de fato realizadas apenas duas onde atuou como mediador. O mediador comentou também sobre as dificuldades encontradas, como ao não comparecimento de algum dos mediandos, o que compromete a realização da mediação, que só pode ser realizado se todos os mediandos estiverem presentes.

Olindo, Marília, Vanessa e Marcelo durante a reunião.   |   Foto: Pablo Gimenes

A falta de algum dos mediandos, como relatado por Olindo, também é assunto de preocupação do restante dos mediadores que precisam cumprir com as 90h da parte prática do curso. Para a resolução deste problema, o Diretor do Foro e Coordenador do Cejusc, Marcelo Cabral, afirmou que aumentará a demanda de processos a serem encaminhados para audiências de mediação, estipulando como meta a marcação de vinte (20) audiências processuais apenas de seu juizado. Cabral ainda afirmou que solicitará ao restante dos Juízes de Direito de Varas Cíveis a marcarem audiências de mediação, conforme disponibilidade na agenda do Cejusc.

A Instrutora se disponibilizou a retirar as dúvidas dos mediadores sempre que for necessário.   |    Foto: Pablo Gimenes

A Instrutora Vanessa respondeu as dúvidas que eram apresentadas pelos presentes e combinou de comparecer às reuniões de supervisão de conciliadores e mediadores, conforme sua agenda permitir. Ficou acertado que as reuniões serão marcadas sempre que a Instrutora tiver disponibilidade, preferencialmente a ser marcada mensalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário