sexta-feira, 11 de outubro de 2019

PELOTAS CONTA COM NOVOS FACILITADORES DE JUSTIÇA RESTAURATIVA

Prefeitura realiza dois cursos que formará novos facilitadores de Justiça Restaurativa para atuarem em bairros e escolas do município.

A segunda semana do mês de outubro é marcada pela realização de dois cursos de formação de facilitadores de Justiça Restaurativa. Assim como já noticiado no Blog do Cejusc, a Prefeitura Municipal de Pelotas, com realização da Secretaria de Habitação, pretendia realizar nesta semana o Curso de Formação de Facilitadores da JR, contemplando oito (8) síndicos e subsíndicos de quatro (4) condomínios habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, e dezessete (17) servidores que atuam próximos a essas comunidades.

Curso realizado na sala 404 do Senac   |   Foto: Pablo Gimenes

A formação está sendo feita pela Instrutora Júlia Nogueira, que realizou recentemente o curso de formação de Instrutores de JR, que a capacitou a formar novos facilitadores para o município. A Sec. de Habitação convidou os síndicos e subsíndicos dos condomínios Acácia e Azaleia, no Dunas, e Roraima e Amazonas, no Sítio Floresta. Após a formação, os representantes destas regiões poderão realizar círculos de construção da paz, possibilitando melhorar o convívio entre os moradores destes condomínios, prevenindo também que novos conflitos surjam, uma vez que os círculos promovem a boa vivência entre os integrantes de uma comunidade.

Participantes atentas durante a fala do Diretor do Foro.   |   Foto: Pablo Gimenes


Além do curso ministrado pela Instrutora Júlia, Pelotas também contará com vinte e cinco (25) novos facilitadores que atuarão em escolas do município. A Instrutora Jussara Cruz está capacitando profissionais da área da Educação para realizarem círculos de construção da paz. A metodologia utilizada pela JR é a base do Pacto Pelotas pela Paz, que acredita nos resultados obtidos pelos círculos na resolução de conflitos que surgem em ambientes escolares. Vale ressaltar que Pelotas já conta com cinquenta e um (51) Facilitadores que atuam em comunidades escolares, que mensalmente compartilham suas experiências na reunião de supervisão da Justiça Restaurativa. Até o momento, cerca de oitenta (80) círculos foram realizados em escolas municipais. O curso se encerra nesta sexta-feira, e está sendo realizado no auditório da Secretaria de Educação e Desporto (Smed).

Cabral conversa com facilitadores em formação em curso para funcionários da rede escolar.   |   Foto: Pablo Gimenes

O Coordenador do Cejusc, Marcelo Malizia Cabral, visitou os dois cursos na tarde desta quarta-feira, tendo contato direto com os novos facilitadores que estão em formação. Cabral é Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Juiz de Direito há mais de vinte e quatro (24) anos e expressou estar se sentindo realizado, refletindo aos feitos da JR no município. Marcelo comentou com os presentes de ambos os cursos que em certo momento de sua carreira como Juiz, decidiu estudar novos métodos de tratamento de conflitos, buscando novas ferramentas de melhoria na convivência humana, quando conheceu e começou a estudar a Justiça Restaurativa.

Ambos os cursos encerram sua parte teorica nesta sexta-feira (11).   |   Foto: Pablo Gimenes


“No começo, fazíamos simulações de círculos no Foro, até que as escolas do município vieram nos procurar para resolver casos onde havia conflitos. Percebo que as escolas foram compreendendo a importância da metodologia da JR para a resolução destes casos”, exclamou Marcelo, que ainda acrescentou na mudança em sua vida proporcionado pela prática da Justiça Restaurativa, do qual se considera uma pessoa melhor por aplicar os princípios de resolução de seus conflitos no dia a dia através do dialogo. Para encerrar sua fala, Cabral ainda pediu que os novos Facilitadores realizem círculos, o quanto puderem, pois a prática os tornará melhores facilitadores, assim como resultará em ótimos resultados para suas comunidades.


Sobre a Justiça Restaurativa em Pelotas


Atualmente, a JR vive um momento de transformação em Pelotas, do qual passará a se tornar uma política público, o que garantirá que o município siga avançando por meio da metodologia dos Círculos de Construção da Paz, alcançando cada vez mais pessoas , tornando Pelotas uma cidade mais unida. A formação de novos facilitadores resultará em grandes resultados para a população, pois irá prevenir e resolver situações em que existam conflitos. A metodologia da JR prevê a proximidade das pessoas, por isso seus resultados são sempre positivos, auxiliando para que os integrantes sejam capazes de dialogar e resolver seus conflitos de maneira amistosa.


Sobre as reuniões de Supervisão da Justiça Restaurativa


As reuniões de Supervisão da Justiça Restaurativa tem como finalidade realizar o encontro de facilitadores para que relatem como foram suas experiências durante o mês, debatendo sobre as atividades realizadas, possibilitando compartilhar com os colegas sobre pontos positivos e negativos, agregando conhecimento a todos que comparecem a reunião. Além do compartilhamento das experiências, os presentes ainda debatem sobre assuntos que são pautados pelo facilitador do Círculo. Os encontros são realizados sempre na primeira terça-feira de cada mês, no Foro da Comarca de Pelotas, às 14h, na sala 805, 8º andar.

Reunião de supervisão do mês de setembro.   |   Foto: Pablo Gimenes


Sobre o Cejusc


O Cejusc presta serviço a toda Pelotas e região há 8 anos, através de audiências de conciliação e mediação, a população pode realizar a solução de conflitos através do diálogo, sendo mais rápido que o sistema processual comum. O Cejusc também realiza atividades de Justiça Restaurativa, participando de parcerias com o município e o Foro de Pelotas em projetos que preveem tornar Pelotas uma cidade cada vez mais pacífica. Para a realização de atividades de Justiça Restaurativa, pode-se contatar o Cejusc através dos seguintes meios:


Cejusc: Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, sala 411, 4.º andar, Pelotas.

Atendimento ao público: de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h.

E-mail: cejuscplt@tjrs.jus.br

telefone: (53) 3279-4900 – Ramal 1410

Nenhum comentário:

Postar um comentário