sábado, 8 de dezembro de 2012

JUSTIÇA COMUNITÁRIA COMEÇA A ATENDER EM MORRO REDONDO, RS





O Tribunal de Justiça do RS instalou, na tarde da última sexta-feira, 30 de novembro, Posto de Justiça Comunitária para atender o Município de Morro Redondo.

O Posto de Justiça Comunitária, vinculado à Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, é fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do RS e os Poderes Executivo e Legislativo de Morro Redondo e possibilitará à comunidade de Morro Redondo a resolução de conflitos de natureza cível por meio de conciliação e mediação pré-processual.

Os pedidos de encontros conciliatórios poderão ser formulados nas segundas,  quartas e sextas-feiras, das 13 às 17h, na sede do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, onde funcionará o Posto (Rua das Hortências, n.º 11, Morro Redondo, RS,  fone 53-32747098, e-mail justicacomunitariamorroredondo@yahoo.com.br).

Presenças -  A solenidade de instalação foi realizada nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Morro Redondo e contou com a presença do Prefeito Municipal de Morro Redondo, Rui Valdir Otto Brizolara; do Vice-Prefeito, Diocélio Jaeckel; da Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Morro Redondo, Zelodir Ataíde Novack; do Deputado Estadual Pedro Pereira, do representante do Corregedor-Geral da Justiça, Juiz-Corregedor Marcelo Mairon Rodrigues; do Juiz Coordenador da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral; da representante da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, Dóris Muller Klug; do representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Haertel, além de Secretários Municipais, Vereadores, autoridades civis e militares, líderes comunitários, conciliadores, mediadores, servidores, estagiários e voluntários da Central de Conciliação e Mediação e do Foro de Pelotas.

Para o Juiz-Corregedor Marcelo Mairon Rodrigues, a instalação do Posto de Justiça Comunitária possibilitará à comunidade a resolução de conflitos de forma rápida e ampliará o acesso à justiça, o que constitui preocupação constante da Corregedoria-Geral da Justiça

De acordo com o Juiz de Direito Coordenador da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, “com a instalação do Posto de Justiça Comunitária a comunidade poderá buscar a resolução de um conflito no próprio município em que reside, de forma rápida, gratuita e segura; também traduz valorização da comunidade, pois incentiva os próprios cidadãos a resolverem suas divergências por meio do diálogo, facilitado por um conciliador ou mediador”.

O Prefeito de Morro Redondo, Rui Valdir Otto Brizolara, agradeceu a iniciativa do Tribunal de Justiça, dizendo que o Posto de Justiça Comunitária prestará relevante contribuição para a construção da paz social na cidade. “Este Posto é um marco para o município; é a presença constante do Poder Judiciário aqui em Morro Redondo”, comemorou.

Sobre os Postos de Justiça Comunitária - Destinados ao atendimento da comunidade em geral, esses Postos constituirão unidades do Poder Judiciário situadas bem próximas da população, de acesso rápido, gratuito e sem burocracia.

Nos Postos de Justiça Comunitária o cidadão poderá buscar a solução dos conflitos em que estejam envolvidos por meio do diálogo antes mesmo do ajuizamento de uma ação judicial.

Realizado o pedido de tentativa de resolução de conflito, o Posto de Justiça Comunitária convidará os demais envolvidos para uma tentativa de acordo, o que se dará com o auxílio de um conciliador ou de um mediador, conforme o caso.

Quando obtido o acordo, este poderá ser homologado pelo juiz de direito coordenador da Central e terá força de título executivo judicial. Não obtida a solução do caso pelo diálogo dos envolvidos, os interessados serão orientados a buscar a resolução do conflito pela via da ação judicial ou por outra que lhe pareça mais adequada.

Turuçu - O Posto de Justiça Comunitária de Turuçu foi instalado no mês de maio de 2012 e registrou índice de 80% de acordos em seu primeiro semestre de funcionamento.

Contato - As instituições e comunidades interessadas em sediar um Posto de Justiça Comunitária devem manifestar o interesse para a Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas: Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, sala 706, 7.º andar, Pelotas, RS, CEP 96085.000; e-mail: conciliamediaplt@tj.rs.gov.br; fone: 53-32794900, r. 1737; blog: conciliacaopelotas.blogspot.com.