quarta-feira, 19 de junho de 2013

VANTAGENS DA MEDIAÇÃO SÃO APRESENTADAS À COMUNIDADE EM PELOTAS, RS

O Núcleo de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e a Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas promoveram palestra com o título “Mediação, uma nova perspectiva para a prevenção e o tratamento de conflitos”, no último dia 14 de junho,  dirigida à comunidade e aos servidores do Foro de Pelotas.

 A atividade foi presidida pelo Juiz de Direito Coordenador da Central de Conciliação e Mediação de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral e contou com a participação dos mediadores e instrutores em mediação do TJRS, Izabel Cristina Peres Fagundes e Henrique Alam de Mello de Souza e Silva.

Segundo os palestrantes, a mediação apresenta-se como um meio adequado e eficiente à solução de diversos conflitos, devendo ser valorizada e utilizada de forma complementar à jurisdição.

A atividade integra uma série de atividades de conscientização da comunidade sobre a importância da conciliação, da mediação e da justiça restaurativa como formas adequadas, céleres, seguras e eficientes de resolução de conflitos.

De acordo com Malizia, a ação busca mostrar as vantagens da mediação e valorizar a cultura da solução pacífica e dialogada de conflitos.

Essas atividades de informação da comunidade sobre acesso à justiça, cidadania e meios alternativos de resolução de conflitos são recomendadas pela Resolução n.º 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e inserem-se no Setor de Cidadania da Central de Conciliação e Mediação.

Blog – Buscando primar pela transparência e facilitar o acesso da população à justiça, a Central lançou seu blog, onde pode ser conferida a íntegra dos resultados das audiências e das pesquisas de satisfação, mês a mês, bem como as demais atividades da Central. Seu endereço é conciliacaopelotas.blogspot.com


Contato - O atendimento na Central é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, e-mail conciliamediaplt@tj.rs.gov.br.