sexta-feira, 2 de maio de 2014

CEJUSC PROMOVE OFICINA SOBRE ACESSO À JUSTIÇA E DIREITOS DOS IDOSOS EM PELOTAS

Palestrante: Marcelo Malizia Cabral - juiz de direito
O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas, RS (CEJUSC) e o Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (CETRES) promoveram oficina sobre acesso à justiça e direitos dos idosos na tarde da última quarta-feira, 30 de abril, no auditório da Universidade Católica de Pelotas.

O evento reuniu idosos e líderes comunitário de Pelotas e da região sul do Estado do Rio Grande do Sul, ocasião em que foram abordados temas relacionados ao Estatuto do Idoso à conciliação, à mediação e ao acesso à justiça.

O palestrante foi o juiz de direito Marcelo Malizia Cabral, coordenador do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas, que discorreu sobre conciliação, mediação, acesso à justiça, direitos dos idosos e sobre as responsabilidades do poder público e da sociedade na concretização desses direitos.

Segundo o magistrado, o pressuposto do acesso à justiça é a informação da comunidade sobre o teor e a extensão de seus direitos e sobre as ferramentas disponíveis à sua concretização.

Malizia também destacou a importância dos meios adequados de resolução de conflitos, por constituírem instrumentos que propiciam a solução rápida, desburocratizada, eficaz e de baixo custo às controvérsias, sugerindo a criação de um Centro de Informação, Conciliação e Mediação para os Direitos dos Idosos em Pelotas, colocando o Poder Judiciário à disposição para colaborar nessa construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário