sexta-feira, 7 de novembro de 2014

RONDA DA CIDADANIA LEVA SERVIÇOS A COMUNIDADE QUILOMBOLA, EM PELOTAS, RS

 Na sua 47ª edição, o projeto Ronda da Cidadania oportunizou, nesta quinta-feira (6/11), aos moradores do Quilombo do Algodão, na Colônia Triunfo, 4.º distrito do município de Pelotas, a realização de documentos, informações e atendimento nas áreas de saúde, social e jurídica.
O evento foi realizado das 10h às 17h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Wilson Muller.
Voluntários que Atuaram na Ronda da Cidadania
Corte de Cabelo Realizado na Ronda da Cidadania
Foram realizados 631 atendimentos, tanto na área da saúde, com verificação de pressão arterial, como nas áreas social, com cadastro para o programa bolsa família, oficina de tear, recreação voltada ao público infantil, cortes de cabelo, jurídica, com orientações e emissão de documentos, como carteira de identidade, CPFs, solicitação de certidões de nascimento, entre outros.
As Rondas da Cidadania são uma realização do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e constituem feiras de serviços de utilidade pública, que buscam garantir a inclusão social e o amparo integral da justiça à parcela da população carente, gratuitamente.
A solenidade de abertura contou com a presença dos Grupos de Escoteiros São Francisco de Assis, responsável pela guarda das bandeiras.
Atendimento do Registro de Imóveis na Ronda da Cidadania
Presenças -  Além das Instituições parceiras do projeto, prestigiaram a solenidade de abertura o coordenador do projeto Ronda da Cidadania na Comarca de Pelotas, Juiz Marcelo Malizia Cabral,  a representante da Emater, Arlethe da Fonseca, a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Eliedes Ribeiro, a representante da direção da Escola Wilson Muller, Raquel Morela Hertel, o Primeiro Tenente Frederico Saveressig, representando o 8.º Batalhão de Infantatia Motorizada do Exército Nacional, o Defensor Público da União, Júnior Leite Amaral, representando todas as Instituições parceiras do Projeto Ronda da Cidadania, a Secretária Executiva do Projeto Ronda da Cidadania, Ieda Terezinha Morsch, a servidora Marília Reis Gonçalves, representando os servidores do Foro de Pelotas, além de autoridades, representantes de instituições parceiras e comunidade.
Exame de Acuidade Visual Realizado na Ronda da Cidadania
Segundo o Coordenador da Ronda da Cidadania, Juiz Marcelo Malizia Cabral, esta edição do projeto contou com grande participação da comunidade, demostrando a importância e a necessidade dos atendimentos disponibilizados. “Além disso, chegamos até a localidade mais distante da sede do município, no Quilombo do Algodão, levando cidadania a pessoas que sofrem discriminação histórica”, comemorou o Magistrado.
Pintura no Rosto Realizada na Ronda da Cidadania

Conforme a Coordenadora da Escola, Raquel Morela Haertel, o evento é de grande relevância para a comunidade, que se mobilizou para receber os serviços ofertados.
Confira os 631 atendimentos realizados:
-     100 carteiras de identidade (Instituto Geral de Perícias do RS);
-     12 CPFs e orientações diversas (Secretaria de Justiça Social de Pelotas);
-     5 certidões de nascimento, casamento e divórcio (Registro Civil);
-     3 atendimentos do Registro de Imóveis (Registros de Imóveis da 1ª Zona);
-     5 atendimentos da Defensoria Pública da União;
-     35 atendimentos e/ou distribuições de material informativo do Foro de Pelotas;
-     12 distribuições de material informativo e/ou atendimentos (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas – CEJUSC);
-     48 verificações de pressão arterial e orientações de saúde (Escola Dimensão);
-     30 cortes de cabelo  (Escola de Cabeleireiros Nair Rosseli);
-     26 orientações sobre educação sexual e distribuição de preservativos (ONG Vale a Vida);
-     25 atendimentos e informações ao público ofertadas por escoteiros (Grupos São Francisco de Assis);
-     175 atendimentos do Exército Brasileiro (palestras e orientações nas áreas de saúde, saúde bucal, escovação orientada, planejamento familiar, adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, drogas, família e exposição de materiais);
-     45 atendimentos da Secretaria Municipal de Justiça Social e Segurança;
-     10 atendimentos da Secretaria Municipal de Saúde;
-     7 atendimentos do Conselho Tutelar;
-     23 atendimentos do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense em oficinas e tear e distribuição de material informativo;
-     44 atendimentos em teste de acuidade visual (Lions Clube Pelotas Centro);
-     6 atendimentos da Defensoria Pública da União em orientações jurídicas.
-     20 atendimentos da Emater.
Histórico – O Projeto Ronda da Cidadania encontra-se em seu 13.º ano de atividades na Comarca de Pelotas. Neste período, foram realizadas 47 edições do evento, prestando-se atendimento a 61.902 pessoas e realizaram-se 734 casamentos.
Confira a programação de 2014:22.11.2014 - Casamento Coletivo no Município de Capão do Leão. Local: CTG Tropeiros do Sul. Horário: 16h.
6.12.2014 - Casamento Coletivo no Município de Pelotas. Local: Prefeitura Municipal de Pelotas, localizada na Praça Coronel Pedro Osório, 101. Horário: 16h.
Blog e informações - Outras informações podem ser obtidas no blog do Projeto (rondadacidadania.blogspot.com) ou ainda no Foro da Comarca de Pelotas, Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, sala 706, 7.º andar, fone: (53) 32794900, ramal 1735, e-mail: pelrondacidadania@tj.rs.gov.br.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário