quarta-feira, 28 de maio de 2014

CONVITE


TJRS LANÇA CAMPANHA DE EDUCAÇÃO PARA A PAZ ITINERANTE

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (CEJUSC), unidade do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), lançará, no próximo dia 2 de junho, às 14 horas, na Escola Municipal Cecília Meireles, a Campanha de Educação para a Paz Itinerante.

A Campanha Itinerante consiste em mostra de imagens e proposta de reflexão sobre diálogo, tolerância, respeito ao próximo e cultura da paz, composta por banners e circulará por todas as Escolas da Comarca de Pelotas que manifestarem interesse.

A mostra será aberta por uma oficina sobre cultura da paz, após o que permanecerá na Escola pelo período de um mês, esperando-se, durante a exposição, que a comunidade escolar dialogue sobre temas como tolerância, respeito às diferenças, direitos e deveres, não-violência, bullyng, diálogo, entendimento e construção da paz.

A atividade integra a Campanha de Educação para a Paz desenvolvida pelo CEJUSC, com o lema “Conversando a gente se entende”.

As oficinas serão ministradas por conciliadores, mediadores, facilitadores de justiça restaurativa e pelo Juiz de Direito Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral.

“Cultivar a paz é saber perdoar, reconhecer o erro, respeitar os outros como eles são, pedir desculpas e fazer as pazes. Com esta Campanha, queremos provocar essas reflexões nas Escolas e contribuir para a construção de uma sociedade menos violenta” explicou Malizia.


Campanha de Educação para a Paz - A intenção do CEJUSC é promover a cultura da paz e conscientizar a comunidade para a importância do diálogo como meio de promover o entendimento e a pacificação social.

De acordo com o Juiz Coordenador do CEJUSC da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, “o Poder Judiciário está cada vez mais preocupado com a prevenção de conflitos e com a pacificação da sociedade”.

“Não aguardamos mais que os conflitos cheguem à Justiça passivamente, mas estamos criando estratégias para promover a cultura da paz nas pessoas, nas escolas, nas comunidades”, explicou o magistrado.

A campanha está sendo desenvolvida mediante a realização de palestras, diálogos e oficinas em escolas, empresas, sindicatos, associações de moradores, comunidades e grupos sociais em geral.

Em curso desde o mês de julho de 2012, a Campanha já alcançou 1.865 pessoas na Comarca de Pelotas, RS.

A partir do próximo mês de junho, além dessas atividades, teremos a Campanha Itinerante, ampliando as pessoas abrangidas pela proposta.

Os encontros são coordenados pelos Conciliadores, Mediadores e facilitadores de Justiça Restaurativa que atuam no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Pelotas e podem ser solicitados pelo e-mail conciliamediaplt@tj.rs.gov.br ou pelo telefone (53) 32794900, ramal 1737.



Blog – Buscando primar pela transparência e facilitar o acesso da população à justiça, o CEJUSC lançou seu blog, onde pode ser conferida a íntegra dos resultados das audiências e das pesquisas de satisfação, mês a mês, bem como as demais atividades do Centro. Seu endereço é conciliacaopelotas.blogspot.com

Contato - O atendimento no CEJUSC é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, e-mail conciliamediaplt@tj.rs.gov.br

sexta-feira, 2 de maio de 2014

MUTIRÃO CONCILIATÓRIO ATINGE 75% DE ÊXITO EM PELOTAS

Audiência de Conciliação  
O Centro Judiciário de Solução de conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (CEJUSC) está comemorando o índice de acordos alcançado no último mutirão conciliatório realizado, envolvendo pedidos de seguro por acidente de trânsito – DPVAT.

Audiências de Conciliação
O esforço concentrado foi realizado nos últimos dias 26, 27 e 28 de abril, envolvendo processos em que vítimas de acidentes de trânsito solicitam o pagamento do seguro obrigatório.


Foram realizadas 251 audiências para fins de conciliação, obtendo-se acordo em 188 desses casos, o que representa um índice de 75% de acordos exitosos, os quais somaram R$ 423.556,50, valores repassados aos cidadãos vítimas de acidentes de trânsito que buscavam este direito em juízo.

Audiência de Conciliação
De acordo com o Juiz de Direito Coordenador do Centro Judiciário de Solução de conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, “os resultados são muito satisfatórios e demonstram a eficiência da conciliação”.


"Não tenho dúvida de que a conciliação e a mediação constituam meios rápidos, seguros e eficazes para a solução de um conflito" completou o magistrado.

As empresas e instituições interessadas em buscar a solução de processos por acordo na forma de mutirões podem manifestar o interesse ao CEJUSC e agendar as audiências.

CEJUSC PROMOVE OFICINA SOBRE ACESSO À JUSTIÇA E DIREITOS DOS IDOSOS EM PELOTAS

Palestrante: Marcelo Malizia Cabral - juiz de direito
O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas, RS (CEJUSC) e o Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (CETRES) promoveram oficina sobre acesso à justiça e direitos dos idosos na tarde da última quarta-feira, 30 de abril, no auditório da Universidade Católica de Pelotas.

O evento reuniu idosos e líderes comunitário de Pelotas e da região sul do Estado do Rio Grande do Sul, ocasião em que foram abordados temas relacionados ao Estatuto do Idoso à conciliação, à mediação e ao acesso à justiça.

O palestrante foi o juiz de direito Marcelo Malizia Cabral, coordenador do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas, que discorreu sobre conciliação, mediação, acesso à justiça, direitos dos idosos e sobre as responsabilidades do poder público e da sociedade na concretização desses direitos.

Segundo o magistrado, o pressuposto do acesso à justiça é a informação da comunidade sobre o teor e a extensão de seus direitos e sobre as ferramentas disponíveis à sua concretização.

Malizia também destacou a importância dos meios adequados de resolução de conflitos, por constituírem instrumentos que propiciam a solução rápida, desburocratizada, eficaz e de baixo custo às controvérsias, sugerindo a criação de um Centro de Informação, Conciliação e Mediação para os Direitos dos Idosos em Pelotas, colocando o Poder Judiciário à disposição para colaborar nessa construção.