terça-feira, 3 de abril de 2018

CEJUSC RETOMA AÇÕES DE CIDADANIA NAS ESCOLAS DE PELOTAS

Cultivar a paz semeando nas escolas, esta é a proposta da campanha Educação para a Paz, uma parceria da Secretaria de Educação e Desporto com o Poder Judiciário de Pelotas. E nessa segunda-feira (2), foram retomadas as ações de cidadania do ano de 2018. Os representantes do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), foram à Escola Municipal Doutor Mário Meneguetti para uma conversa sobre respeito ao próximo e a construção da paz. Participaram da conversa cerca de 40 alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
Marília introduzindo a temática e apresentando as palestrantes.
Estiveram presentes as colaboradoras e voluntárias do CEJUSC Giziane Silveira e Nívia Benites e a Gestora do Centro, Marília Gonçalves. As profissionais falaram sobre ações importantes para que exista a paz entre os alunos, além da necessidade do respeito e dos bons valores para que a educação possa fazer o seu papel na vida do indivíduo, garantindo que esses tenham um futuro promissor.

A conversa com os alunos foi iniciada com a fala de Nívia chamando a atenção para o fato de que devemos respeitar o próximo independente de sua idade, cor e classe social. A Assistente Social Giziane, comentou ainda sobre o poder da empatia, que devemos reparar nos nossos colegas para que possamos os ajudar a resolver os problemas diários.

Ao final da palestra foi ilustrado todo o conteúdo abordado através de um video infantil lúdico, que mostrava em uma história animada o fato de um urso e um alce não chegarem a um acordo pela falta do diálogo e uso da violência. E foi solicitado pelas palestrantes que os estudantes fizessem desenhos ou redações sobre tudo que havia sido apresentado, gerando grande expectativa para o próximo encontro na semana seguinte.


O PROJETO

O tema, abordado nos encontros do projeto “Educação para a Paz”, é a mediação de conflitos dentro do ambiente escolar e, como é possível solucionar casos de agressividade e falta de respeito mantendo um diálogo aberto entre alunos, professores e gestores das escolas. Esse tema está dentro do foco da campanha, que já atingiu cerca de 9 mil alunos do município, e que visa promover a cultura da paz e a conscientização da comunidade para a importância do diálogo como maneira de promoção do entendimento, pacificação social e facilitação do acesso da população à justiça e a resolução de conflitos por meio da conciliação e mediação.

*Texto e imagens: Jefferson Perleberg Rubira (Estagiário de Comunicação) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário