segunda-feira, 22 de junho de 2020

CEJUSC DE PELOTAS REALIZA SUPERVISÃO VIRTUAL COM CONCILIADORES E MEDIADORES


Na manhã de hoje (06), foi realizada a primeira reunião virtual do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Pelotas para conciliadores e mediadores. Com o tema "Uso de plataformas digitais para sessões de conciliação e mediação", outras unidades de Cejusc do Estado do Rio Grande do Sul também participaram da conferência, contabilizando ao todo 54 participantes, número que foi motivo de grande alegria para o Cejusc Pelotas.


O Coordenador do Cejusc Pelotas e também Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, deu início ao encontro com uma fala de boas vindas e ressaltou a alegria de compartilhar as experiências pioneiras aqui da unidade pelotense. Segundo o Coordenador do Cejusc, as sessões de conciliação e mediação que já ocorreram aqui em Pelotas foram muitos positivas, pois no ambiente virtual as pessoas têm se sentido à vontade e mais seguras. O Magistrado ainda reforçou que as conciliações e mediações virtuais têm representado um grande progresso, chegando em diálogos e negociações sem a necessidade de deslocamento dos interessados, o que representa economia de tempo e recursos financeiros e ambientais.


Após a abertura, o encontro contou com duas palestrantes: Vanessa Silva, conciliadora, mediadora e instrutora do TJRS, e Liége Aparecida Agne de Freitas, conciliadora, mediadora e instrutora de Justiça Restaurativa no TJRS, e servidora no NUPEMEC (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos).


A instrutora Vanessa, que foi uma das pioneiras na implementação e condução de mediações e conciliações virtuais, falou sobre a surpresa que teve com a adesão e motivação da comunidade a participar desses métodos no ambiente virtual.


Já Liége, parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pelo Cejusc Pelotas, sendo o pioneiro na utilização de plataformas virtuais. A servidora do NUPEMEC ainda dividiu com os colegas que os conciliadores e mediadores de todo o Estado, já se preparam para também começar a atuar por essas plataformas.

Veja como utilizar o serviço

- Qualquer pessoa que queira buscar  a solução de um conflito, mesmo sem um processo em andamento, deve encaminhar a solicitação de tratamento do conflito virtualmente através do e-mail cejuscplt@tjrs.jus.br

- No e-mail devem constar dados como nome, RG, CPF, telefone para contato, e-mail, endereço, um resumo do caso e devem ser indicadas as pessoas  ou empresas que deverão ser convidadas ao diálogo. De preferência forneça os dados das outras pessoas e empresas envolvidas, como nome, endereço, e-mail, telefone.

- A partir do pedido, será designado um conciliador, mediador, ou um facilitador de justiça restaurativa para intermediar o diálogo por meio de reuniões virtuais,  com uso de plataformas virtuais que você pode acessar de seu computador ou celular.

- Obtido o acordo, ele será homologado pelo Juiz de Direito coordenador do Cejusc, ganhando força de título executivo judicial.

- Caso não seja obtida a solução do caso pelo diálogo, os interessados são orientados a buscar a resolução do conflito pela via da ação judicial.

- Para quem já possui processo em andamento de deseja buscar a solução por conciliação, mediação ou círculos de paz virtuais, basta fazer o pedido no processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário