terça-feira, 8 de julho de 2014

CAMPANHA DE EDUCAÇÃO PARA A PAZ ITINERANTE É INAUGURADA EM PELOTAS, RS

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (CEJUSC), unidade do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), inaugurou, na tarde do último dia 7 de julho, na Escola Municipal Doutor Brum de Azeredo, a Campanha de Educação para a Paz Itinerante.
Cartaz da Campanha

A Campanha Itinerante consiste em mostra de imagens e proposta de reflexão sobre diálogo, tolerância, respeito ao próximo e cultura da paz, composta por banners e circulará por todas as Escolas da Comarca de Pelotas que manifestarem interesse.

A mostra foi aberta por uma oficina sobre cultura da paz e permanecerá na Escola pelo período de um mês, esperando-se, durante a exposição, que a comunidade escolar dialogue sobre temas como tolerância, respeito às diferenças, direitos e deveres, não-violência, bullyng, diálogo, entendimento e construção da paz.

A atividade integra a Campanha de Educação para a Paz desenvolvida pelo CEJUSC, com o lema “Conversando a gente se entende”.

As oficinas são ministradas por conciliadores, mediadores, facilitadores de justiça restaurativa e pelo Juiz de Direito Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral.

Cultivar a paz é saber perdoar, reconhecer o erro, respeitar os outros como eles são, pedir desculpas e fazer as pazes. Com esta Campanha, queremos provocar essas reflexões nas Escolas e contribuir para a construção de uma sociedade menos violenta” explicou Malizia.

Presenças - A solenidade de abertura da Camapanha Itinerante de Educação para a Paz contou com as presenças do Juiz de Direito Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, do Presidente da Subseção de Pelotas da Ordem dos Advogados do Brasil, Luiz Antônio Jesus de Carvalho, do Professor Henri de Leão Motta, Diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Brum de Azeredo, do representante da Brigada Militar, Hamilton Gasque da Silva, da gestora do CEJUSC da Comarca de Pelotas, Marília Reis Gonçalves, bem como dos conciliadores, mediadores e facilitadores do CEJUSC que conduziram a oficina de construção da paz, Iolanda Botelho, Izabel Lopes, João Pedro Fonseca e Vera Maria Corrêa.
Pronunciamento do Juiz

Campanha de Educação para a Paz - A intenção do CEJUSC é promover a cultura da paz e conscientizar a comunidade para a importância do diálogo como meio de promover o entendimento e a pacificação social.

De acordo com o Juiz Coordenador do CEJUSC da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, “o Poder Judiciário está cada vez mais preocupado com a prevenção de conflitos e com a pacificação da sociedade”.

Não aguardamos mais que os conflitos cheguem à Justiça passivamente, mas estamos criando estratégias para promover a cultura da paz nas pessoas, nas escolas, nas comunidades”, explicou o magistrado.

A campanha está sendo desenvolvida mediante a realização de palestras, diálogos e oficinas em escolas, empresas, sindicatos, associações de moradores, comunidades e grupos sociais em geral.
Voluntários do CEJUSC

Em curso desde o mês de julho de 2012, a Campanha já alcançou 2.465 pessoas na Comarca de Pelotas, RS.

A partir do próximo mês de junho, além dessas atividades, teremos a Campanha Itinerante, ampliando as pessoas abrangidas pela proposta.
Alunos da Escola Simulando

Os encontros são coordenados pelos Conciliadores, Mediadores e facilitadores de Justiça Restaurativa que atuam no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Pelotas e podem ser solicitados pelo e-mail cejuscplt@tj.rs.gov.br ou pelo telefone (53) 32794900, ramal 1737.


Nenhum comentário:

Postar um comentário