sexta-feira, 5 de setembro de 2014

TJRS PROMOVE OFICINA SOBRE ACESSO À JUSTIÇA E MEIOS DE COMPOSIÇÃO PACÍFICA DE CONFLITOS EM TURUÇU, RS

O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas, RS (CEJUSC) e o Centro de Referência em Assistência Social de Turuçu, RS, promoveram, na tarde da última quarta-feira, 3 de setembro, oficina sobre conciliação, mediação e justiça restaurativa na sede do CRAS, em Turuçu, RS.

O evento reuniu usuários do CRAS e a comunidade em geral, ocasião em que foram abordados temas relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente, ao Estatuto do Idoso, à convivência familiar e comunitária, à conciliação, à mediação, à justiça restaurativa e ao acesso à justiça.
Juiz Coordenador e Mediadores do CEJUSC - Pelotas
conduzindo a Oficina

A oficina foi conduzida pelo Juiz de Direito Marcelo Malizia Cabral, coordenador do CEJUSC da Comarca de Pelotas, e pelos mediadores Marta Moro Palmeira, Luciano Lessa, Izabel Lopes Bastos e Nívia Benitez.

Segundo o Magistrado, o pressuposto do acesso à justiça é a informação da comunidade sobre o teor e a extensão de seus direitos e sobre as ferramentas disponíveis à sua concretização.

Malizia também destacou a importância dos meios adequados de resolução de conflitos, por constituírem instrumentos que propiciam a solução rápida, desburocratizada, eficaz e de baixo custo às controvérsias.

Precisamos difundir a cultura da paz, da solução de conflitos por meio do diálogo e oportunidade como essas de interação com a comunidade são fundamentais a esse propósito”, concluiu o Magistrado.

O Secretário de Planejamento do Município, Cristiano Ricardo Scherdien e o Assistente Social Coordenador do CRAS de Turuçu, Joel Ortiz Pinheiro, agradeceram a disponibilidade do CEJUSC e ressaltaram a importância de se levar ao conhecimento de população noções sobre cultura da paz e acesso à resolução de conflitos por meio do diálogo, destacando a existência de Posto do CEJUSC em Turuçu a oferecer esses serviços gratuitamente.

Contato – O atendimento no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca  de Pelotas é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, blog conciliacaopelotas.blogspot.com.br, e-mail cejuscplt@tj.rs.gov.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário