quarta-feira, 27 de maio de 2015

TJRS CAPACITA 21 NOVOS MEDIADORES JUDICIAIS EM PELOTAS

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), capacitou 21 mediadores judiciais que atuarão junto ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (CEJUSC).

Juiz Marcelo Malizia, Instrutores Carlos Renato, Henrique e Vanessa e os 21 novos Mediadores Judiciais que atuarão em Pelotas
As aulas ocorreram nas dependências do CEJUSC da Universidade Católica de Pelotas, no período de 18 a 22 de maio, e foram ministradas pelos instrutores do NUPEMEC, Vanessa Souza da Silva, Carlos Renato Ferreira Leite e Henrique Alam de Mello de Souza e Silva. O curso segue metodologia do Conselho Nacional de Justiça, já que o Rio Grande do Sul é um dos polos formadores de mediadores judiciais.

“Este é mais um passo que damos para uma busca concreta da pacificação social. A sentença vai continuar sendo imprescindível a muitos conflitos, mas as técnicas autocompositivas têm-se mostrado, cada vez mais, meios mais eficientes para que as disputas tenham soluções adequadas para ambas as partes”, reconheceu o Juiz de Direito Coordenador do CEJUSC, Marcelo Malizia Cabral, que também participou da capacitação.

A novidade deste curso está na atuação dos mediadores: desenvolverão seu trabalho nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), de acordo com uma parceria firmada entre o Município de Pelotas e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A ideia é que a mediação se torne mais acessível das comunidades, e que as pessoas não tenham que se deslocar até o Foro para solucionar seus problemas.

Os instrutores Vanessa, Renato e Henrique comemoraram o desempenho da turma e os locais escolhidos para atuarem: “entregamos à sociedade 21 novos facilitadores de diálogo. Estão aptos para auxiliarem outras pessoas na solução de seus conflitos. Temos a segurança de que todos os que procurarem o serviço de mediação nos CRAS terão um tratamento diferenciado, com pessoas realmente engajadas num trabalho sério, e que vem apresentando índices altíssimos de satisfação de usuários”.

Blog – Buscando primar pela transparência e facilitar o acesso da população à justiça, o CEJUSC mantém blog, onde podem ser conferidas suas atividades, por meio do endereço conciliacaopelotas.blogspot.com

Contato – O atendimento do CEJUSC é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, e-mail cejuscplt@tj.rs.gov.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário