terça-feira, 21 de março de 2017

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas recebe Secretário Municipal de Educação, Professores e Facilitadores de Justiça Restaurativa

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (CEJUSC) recebeu o Secretário Municipal de Educação, Professores, Equipes Técnicas Pedagógicas e Facilitadores de Justiça Restaurativa na tarde do dia 20 de março para uma reunião, a fim de traçar as metas de atuação da Justiça Restaurativa no âmbito escolar para o ano de 2017.
Reunião com o Secretário Artur Corrêa
Na ocasião, o Juiz Coordenador do CEJUSC Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, acompanhado de sua equipe (servidora e Facilitadores de Justiça Restaurativa), recebeu o Secretário Municipal de Educação, Artur Corrêa, Equipes Técnicas Pedagógicas e Professores para uma maior interação entre o CEJUSC e a Rede de Ensino, visando o aprimoramento das ações de cidadania e pacificação social na comunidade escolar. 

Explanação e apresentação dos Participantes

Na reunião os participantes se apresentaram e realizaram uma explanação acerca do trabalho que vem sendo desenvolvido e quais expectativas e ações para o ano escolar que se inicia. Foram apresentadas, as atividades desenvolvidas pelo CEJUSC de Pelotas, no tratamento adequado dos conflitos, tais como a conciliação, mediação e justiça restaurativa, dentro das ações de cidadania desenvolvidas junto a comunidade escolar desde a implantação do convênio firmado com o município e foram traçadas as metas de atuação para o ano de 2017.

Discussão sobre as ações e metas para o ano de 2017

O Secretário, Artur, ouviu todas as explanações, elogiou o trabalho até aqui desenvolvido, e afirmou que não poupará esforços para promover o prosseguimento das ações, e que fará tudo que estiver ao alcance da Secretaria Municipal de Educação para que a implantação da Justiça Restaurativa se amplie cada vez mais na rede municipal de ensino, pois considera de relevante importância o trabalho realizado e de extrema necessidade.
Debate acerca dos benefícios da Justiça Restaurativa no ambiente escolar

Houve, igualmente, a participação de representantes de várias escolas do município de Pelotas, bem como de representantes de escolas estaduais, que solicitaram o atendimento pela Justiça Restaurativa e a criação de parcerias com o CEJUSC.  
Participantes expuseram suas sugestões

Dentro do Núcleo de Educação e Cidadania, o CEJUSC promove círculos de Justiça Restaurativa nas escolas, através de Facilitadores, voluntários, que atuam na comunidade escolar. São realizadas, também, oficinas e palestras com o objetivo de promover a pacificação social, como a Campanha de Educação para a Paz “Conversando a Gente Se Entende”, a Campanha Drogas: “Caminho para o abismo”, o Projeto “Pai Presente”, práticas que já atenderam diretamente mais de 9 mil pessoas em Pelotas.

A equipe realizou o planejamento do trabalho para 2017

A reunião foi muito proveitosa e propiciou a troca de experiências, que contribui para a qualificação cada vez maior dos serviços que serão prestados à comunidade e foram fixadas as ações e metas para o ano de 2017.
Todos os presentes confirmaram o prosseguimento e empenho na realização do projeto

Contato - O atendimento no CEJUSC é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 409 do Foro de Pelotas, 4.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1409, e-mail cejuscplt@tj.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário