terça-feira, 8 de maio de 2018

CULTURA DA PAZ É O TEMA DA PALESTRA APRESENTADA AOS ALUNOS DO BAIRRO GETÚLIO VARGAS

Promover a paz dentro do ambiente escolar, essa é uma das propostas da campanha "Conversando a gente se entende". Uma parceria do Secretaria de Educação e Desporto (Smed) com o Poder Judiciário de Pelotas, que busca difundir a cultura da paz e o combate aos conflitos dentro das escolas.


Nesta tarde de segunda-feira (07), foi a vez da Escola Núcleo Habitacional Getúlio Vargas de receber a campanha. Segundo a coordenadora pedagógica da tarde, Natália Bom da Silva, "a violência que vivenciamos dentro da escola não é tão explícita, mas percebemos ela nos relatos da vida dos alunos, em suas casas, no bairro como um todo".

Um dos assuntos abordados foi a importância da
comunicação na resolução dos conflitos.

 
A campanha foi proposta pelo Centro Judiciário de Conflitos e Cidadania (Cejusc) juntamente com a Smed e leva assuntos como Bullying, a violência e a convivência pacífica que deve ser buscada dentro e fora da escola.

Os alunos do 4º ano ficaram atentos à fala de Nívia Benites, uma das palestrantes voluntárias do projeto, e quando questionados sobre algo, prontamente levantavam a mão para responder as perguntas. Como explicado pela palestrante, "somente o fato dos alunos ouvirem enquanto o outro fala, sem interromper o colega, já estão praticando a cultura da paz". Nívia ainda lembrou que na escola temos um meio para atingirmos a paz, "Semeando a paz pelas crianças e pelos adolescentes chegaremos aos seus pais, em suas famílias, pois tornamos eles agentes da paz".

Além da palestrante, esteve presente na escola a Gestora do Cejusc , Marília Gonçalves. Ao final da palestra foi entregue uma atividade aos estudantes, eles devem desenhar tudo que aprenderam com a campanha. No próximo encontro, na semana seguinte, vão ser recolhidos os trabalhos e será criado um momento de diálogo em conjunto sobre o resultado.

O PROJETO


A palestra "Conversando a gente se entende", faz parte do projeto Educação para a Paz. Um dos objetivos do projeto é a mediação de conflitos dentro do ambiente escolar e, como é possível solucionar casos de agressividade e falta de respeito mantendo um diálogo aberto entre alunos, professores e gestores das escolas. 
Material utilizado na divulgação da Campanha.
O tema está dentro do foco da campanha, que já atingiu cerca de 9 mil alunos do município, e que visa promover a cultura da paz e a conscientização da comunidade para a importância do diálogo como maneira de promoção do entendimento, pacificação social e facilitação do acesso da população à justiça e a resolução de conflitos por meio da conciliação e mediação. 

Texto e imagens: Jefferson Perleberg Rubira

Nenhum comentário:

Postar um comentário