quinta-feira, 10 de maio de 2018

FACILITADORES SE REÚNEM PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS NOS CÍRCULOS

Como parte das práticas restaurativas a pergunta norteadora da vez era: O que eu vi no último círculo que participei? E não havia momento mais propício, já que a reunião de facilitadoras, que ocorreu no Foro da Comarca de Pelotas, nesta última terça-feira (08), reunia pessoas de variadas instituições do município.

As facilitadoras da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), recém formadas, Jussara Cruz e Perpétua Pinto, estavam em um de seus primeiros círculos após recebimento de certificado. Os círculos sempre são dirigidos por duas pessoas, foram as novatas que encabeçaram a proposta e Jussara ainda comentou sobre a experiência, "foi bem legal, o círculo sempre nos faz compartilhar sentimentos e vivências pessoas, hoje as profissionais traziam experiências de diferentes locais entre escolas, condomínios no Projeto Bons Vizinhos, entre professores e coordenação, tudo pode ser muito proveitoso", afirmou.

Após o círculo é realizado um momento de confraternização.
As reuniões de facilitadores da Comarca sempre ocorrem na primeira terça-feira do mês com intuito de debater e dialogar sobre as práticas restaurativas para a construção da paz. Na reunião estavam presentes, Marília Reis, representando o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), o Juiz de Direito, Diretor do Foro e Coordenador do CEJUSC, Dr. Marcelo Malizia Cabral e seu assessor Henrique Alam de Mello.


Os trabalhos da Justiça Restaurativa ocorrem em diversos locais do município, e estão sendo expandidos, no último mês a SMED formou 24 profissionais para atuarem com as práticas restaurativas nas escolas. Sendo que a JR faz parte da base do Eixo Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz, que realiza estas ações da Prefeitura em parceria com o Poder Judiciário. 

Texto e imagens: Jefferson Perleberg Rubira

Nenhum comentário:

Postar um comentário