terça-feira, 9 de julho de 2019

NOVOS MEDIADORES SÃO FORMADOS EM PELOTAS

A segunda semana do mês de Julho iniciou-se com muita movimentação no Foro da Comarca de Pelotas, isso porquê marca o início do Curso de Mediação Básica, que será realizado durante toda essa semana. O Curso é dividido entre teórica e prática, sendo a realização de toda parte teórica durante essa semana, no próprio Foro de Pelotas, e a Prática, com uma carga horária maior, por escolha dos mediadores em formação.

Turma de formação de mediadores durante a aula inaugural. 


A formação serve para capacitar pessoas a se tornarem mediadores, habilitando para atuar em qualquer Comarca, ou de forma privada. O curso conta com apoio do Cejusc e é ministrado pelas instrutoras Maria Inês Alves de Campos, Vanessa Souza da Silva e Manuela Mallmann.

Foram disponibilizadas vinte e quatro (24) vagas para o curso, com requisitos de seleção para Curso de Mediação Básica: Possuir no momento da inscrição, graduação em ensino superior há mais de dois anos em qualquer área, noções de informática, possuir disponibilidade para realização das 40h da etapa fundamentação (teorico-prática) e 90h de estágio, que deverá ser encerrado em até um ano contado do final da etapa fundamentação e apresentação de folha-corrida extraída há menos de 31 dias. Apenas duas vagas não foram preenchidas.

Mesmo com o frio em Pelotas, que chegou aos 7º graus às 9h da manhã, horário que começou o curso, não teve quem faltasse. A sala 805 do Foro, durante essa semana, será ocupada durante todas as manhãs e tardes, por pessoas que acreditam que é possível resolver conflitos a partir do diálogo, do respeito, do entendimento mútuo. Pessoas que acreditam que a mediação é um caminho importante para o poder judiciário.

Marcelo Cabral da boas-vindas a turma.

O Diretor do Foro de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, visitou a turma durante o começo desta tarde para dar as boas-vindas a todos participantes, desejar bons estudos e salientar a felicidade de ter novos mediadores se formando em Pelotas. Cabral fez menção ao acréscimo pessoal e profissional que teve ao realizar o Curso de Mediação, há alguns anos. O Diretor falou que é curso transforma a pessoa não só em mediadora, mas também em alguém mais suscetível ao diálogo, ao respeito e que busca primeiro o entendimento para resolver as questões de sua vida.

Marcelo Cabral fez questão de agradecer e valorizar pelo trabalho desenvolvido pelas instrutoras do Curso. Vanessa da Silva, uma das instrutoras, fez parte da primeira turma de mediadores desenvolvida em Pelotas, na UCPel, quando o Cejusc ainda não havia sido criado na Comarca de Pelotas. Maria Inês, outra instrutora, fez parte da segunda turma de mediadores formados no município. Malizia também afirmou aos presentes, que estão participando da melhor formação de mediadores do Rio Grande do Sul.

Manuela Mallmann, instrutora, agradeceu a presença de Cabral, e ainda exclamou a satisfação de poder desenvolver o trabalho no Foro de Pelotas, do qual classificou como uma Comarca que serve de exemplo por acreditar tanto no trabalho desenvolvido pela mediação e conciliação.

Diretor agradece em nome do Foro por receber pessoas
com desejo de se tornarem mediadora.

Por fim, Malizia ainda fez menção às atividades realizadas pelo Cejusc, que envolvem ações de cidadania, colaboração e pacificação. Utilizou como um exemplo, a campanha Educação para a Paz, do qual o Cejusc visita mensalmente escolas e desenvolve um trabalho de integração na comunidade, com finalidade de aproximar os integrantes e melhorar as relações dentro entre todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário