sexta-feira, 30 de agosto de 2019

REUNIÃO DE JUSTIÇA RESTAURATIVA PARA SERVIDORES E FACILITADORES


Durante a última sexta-feira do mês de Agosto, foi realizada a Reunião de Justiça Restaurativa Para Servidores e Facilitadores, realizada no prédio da AJURIS, em Porto Alegre. A servidora Marília Reis Gonçalves, Gestora do Cejusc da Comarca de Pelotas, esteve presente como representante do município. As reuniões ocorrem uma vez por mês, sendo neste mês de Agosto, a quarta edição do encontro.

Todos os presentes ao final do encontro


Todos os presentes trocaram experiências referentes às atividades da JR em seus municípios. Para a Gestora do CEJUSC de Pelotas, Marília Gonçalves, a reunião foi bem proveitosa, pois aproximou a comunidade que compõe a Justiça Restaurativa, além de incentivar para que o trabalho continue sendo feito com cada vez mais destreza.

No encontro, foi realizado um círculo de conversa com as pessoas que estavam presentes na reunião (servidores e facilitadores), que atuam no Tribunal e todo Rio Grande do Sul, nos mesmos moldes que são realizados os Círculos de Construção da Paz, técnica utilizada pela Justiça Restaurativa. 

Reunião teve início na manhã desta sexta-feira (30)

Também foi discutido o que o CNJ tem feito referente a transformação da Justiça Restaurativa em política pública, com a finalidade de consolidar a JR, para que seja mantida independente dos próximos governos e administrações que vierem.


Foi pautado na reunião, que no site do CNJ, através do link “Justiça Restaurativa”, na aba “consultas”, há um questionário que se encerra hoje, dia 30 de Agosto, que servirá, a partir de análise sobre as respostas obtidas, como norte para implementação da Justiça Restaurativa como política pública, não só no Poder Judiciário, mas também em outros órgãos, como o Poder Executivo, escolas, entre outros setores. Você pode acessar o questionário clicando aqui.



Em Pelotas, na primeira terça-feira de cada mês, ocorre a Reunião de Supervisão da Justiça Restaurativa. As reuniões de supervisão da Justiça Restaurativa tem como finalidade realizar o encontro de supervisores para que relatem como foram suas experiências durante o mês, debatendo sobre as atividades realizadas, possibilitando compartilhar com os colegas sobre pontos positivos e negativos, agregando conhecimento a todos que comparecem a reunião. Além do compartilhamento das experiências, os presentes ainda debatem sobre assuntos que são pautados pela facilitadora do Círculo.


A próxima reunião ocorre no dia 3 de setembro, na sala 805 do Foro da Comarca de Pelotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário