quarta-feira, 6 de novembro de 2019

SUPERVISORES DA JUSTIÇA RESTAURATIVA REALIZAM O ULTIMO ENCONTRO DO ANO


Na tarde desta terça-feira (5), ocorreu no Foro da Comarca de Pelotas, a última reunião mensal de supervisão da Justiça Restaurativa de 2019. O encontro é realizado sempre na primeira terça-feira de cada mês, realizada na sala 805 do Foro. No encontro deste mês, nove (9) facilitadores estiveram presentes.

As reuniões de supervisão da Justiça Restaurativa tem como finalidade realizar o encontro de facilitadores para relatarem como foram suas experiências durante o mês, debatendo sobre as atividades realizadas, possibilitando compartilhar com os colegas sobre pontos positivos e negativos, agregando conhecimento a todos que comparecem a reunião. Além do compartilhamento das experiências, os presentes ainda debatem sobre assuntos que são pautados pelo facilitador do Círculo.

Facilitadores presentes na reunião deste mês.   |   Foto:Pablo Gimenes

Em todas as outras reuniões, um dos facilitadores ficava responsável previamente de organizar o círculo que será realizado na reunião. No encontro desta semana, nenhum dos facilitadores havia prestado pré disposição para organizar o encontro, então foi escolhido entre os presentes na reunião, quem estabeleceria as perguntas norteadoras.

A facilitadora Maria de Fátima Rauber se dispôs a realizar o círculo, e solicitou que cada um dos presentes escolhesse um objeto pessoal que carregassem na ocasião, utilizando-os para formar o centro do círculo. O objeto da palavra foi escolhido pela própria Maria de Fátima, que utilizou um pequeno espelho pessoal como instrumento a ser utilizado para representar o momento de fala de cada um, explicando ainda que o espelho significaria, para este círculo, a necessidade de refletir sobre si, salientando ainda que todas as perguntas seriam sobre reflexão.

Facilitadores durante o círculo de construção da paz.   |   Foto: Pablo Gimenes

Na primeira rodada do círculo, durante a fase de diagnóstico, denominada “check-in”, os presentes contaram como estavam se sentindo, permitindo que todos pudessem se expressar e deixar todos os colegas facilitadores apar de suas emoções na ocasião. A fase de check-in é muito importante para o círculo, pois é o momento em que todos se expressam, igualmente, e se abrem para os presentes. É o poder do dialogo dentro da sociedade, tendo em vista que um ambiente onde exista respeito e empatia, tende a ser um ambiente pacífico.

Ao final da reunião, durante o “check-out”, última fase do encontro, onde os presentes respondem a pergunta norteadora que pretende observar quais são os sentimentos dos participantes ao final do círculo, Maria de Fátima solicitou que cada um dos facilitadores agradecessem por algo que aconteceu este ano. Todos puderam agradecer, principalmente sobre assuntos que envolvem suas famílias, finalizando o último encontro de supervisão da Justiça Restaurativa, com o sentimento de esperança sobre o futuro.

Facilitadoras que atuam na rede escolar de Pelotas.   |   Foto: Pablo Gimenes

No mês de dezembro, na primeira terça-feira do mês, em vez de ser realizada a reunião de supervisão da JR, será realizada a confraternização de encerramento de ano do Cejusc, que acontece anualmente, na sala 805 do Foro da Comarca de Pelotas. O próximo encontro de supervisão da Justiça Restaurativa ainda não tem data marcada, mas deverá ser marcada em fevereiro de 2020.



Nenhum comentário:

Postar um comentário