segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Meios de solução de conflitos - ARTIGO

Juliana Neugebauer Motta


Em meio a tantos processos e embates judiciais, necessário lembrar cada vez mais os meios adequados de tratamento de conflitos, que são a mediação, a conciliação e a arbitragem.

Todas essas modalidades são possibilidades de solução de conflitos, e todas elas contam com a presença da participação de um terceiro imparcial quanto à questão em si, devendo este conduzir de maneira a se chegar a uma solução satisfatória para as partes envolvidas.
Na modalidade de conciliação conta-se com a participação de um conciliador para ajudar as partes a encontrarem uma solução satisfatória para todos os envolvidos. Na arbitragem a solução dos conflitos se dá através de um terceiro, escolhido por todas as partes com o intuito de solucionar a questão. O arbitro deve ser imparcial e de confiança dos envolvidos. E por último, a mediação, que possui a condução da sessão por meio de um mediador para que assim, se possa chegar a uma solução satisfatória, este tem o dever de conduzir, de forma passiva, sem sugerir solução, ele deve deixar que as partes pensem em soluções em harmonia. 

Em abril do corrente ano, iniciei a Pós Graduação em Direito Civil e Processo Civil, ao observar o currículo da referida pós, vi que teria ao longo do semestre a disciplina de Mediação. Confesso que na prática profissional, nunca obtive muito êxito em conciliar e mediar, afinal, a maior parte dos clientes consideram que estar em um processo judicial é estar em um confronto de guerra. Ao contrário da maioria, eu sempre mantive minha prática em aberto quanto a essas possibilidades, pois acredito que em muitos casos a mediação seria a melhor opção para solucionar problemas sem grandes níveis de desgastes. Ao ter contato com a disciplina, me surpreendi positivamente, conseguindo enxergar as diversas alternativas e ter uma visão mais concreta de como agir e o que esperar de uma sessão de mediação.

Enfim, ao terminar a disciplina, vejo o quanto à mediação me encanta e me faz pensar de maneira diferente, inclusive no contato com meu cliente, pois agora consigo dar um tratamento mais humanitário e enxergar com mais sensibilidade o problema do outro. 

Por fim, os meios de solução de conflitos são alternativas para desafogar o Poder Judiciário, e vieram para ajudar, não só o Estado, mas também a sociedade que consegue resolver seus problemas de forma satisfatória, com maior celeridade e gerando economia para o Poder Público. Conclui-se que os meios adequados de solução de conflitos vieram beneficiar a todos.

Artigo escrito por:


Juliana Neugebauer Motta
Pós graduanda em Direito Civil e Processo Civil - UCPel

Nenhum comentário:

Postar um comentário