domingo, 21 de outubro de 2012

EDUCADORES ESTUDAM ESTRATÉGIAS DE PACIFICAÇÃO SOCIAL EM PELOTAS, RS



A Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas promoveu palestra e rodas de conversa sobre Cultura da Paz no último dia 3 de outubro, envolvendo educadores da Escola Municipal Doutor Joaquim Assumpção, em Pelotas, RS.

As atividades alcançaram a direção, professores e funcionários do educandário e integram a Campanha de Educação para a Paz desenvolvida pela Central, com o lema “Conversando a gente se entende”.

Assuntos como tolerância, respeito às diferenças, direitos e deveres, bullyng, diálogo, entendimento e cultura da não-violência foram tratados em palestras e discutidos em rodas de conversa.

Ao final do encontro, os educadores foram convidados e propor estratégias de prevenção da violência e de construção do entendimento e da paz no ambiente escolar, o que contou também com a participação da coordenadora pedagógica do educandário, Nara Regina Madruga.
Escola Municipal Doutor Joaquim Assumpção, em Pelotas, RS

“Agradecemos muito a preocupação e o envolvimento do Poder Judiciário com a paz nas Escolas; estamos empenhados com a formação integral do ser humano e esta parceria é muito salutar”, disse a diretora da Casa de Ensino, Leda Dias.

Os trabalhos foram conduzidos pelos Conciliadores Iolina Nogueira, João Fonseca, Margarida Silveira de Oliveira, Maria de Lurdes Ceccagno Cassol e Solange de Almeida Tessmer e prestigiados pelo Juiz de Direito Coordenador da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral.

Campanha de Educação para a Paz - A intenção da Central é promover a cultura da paz e conscientizar a comunidade para a importância do diálogo como meio de promover o entendimento e a pacificação social.

De acordo com o Juiz Coordenador da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, “o Poder Judiciário está cada vez mais preocupado com a prevenção de conflitos e com a pacificação da sociedade”.

“Não aguardamos mais que os conflitos cheguem à Justiça passivamente, mas estamos criando estratégias para promover a cultura da paz nas pessoas”, explicou o magistrado.

Escola Municipal Doutor Joaquim Assumpção, em Pelotas, RS
A campanha está sendo desenvolvida mediante a realização de palestras, diálogos e oficinas em escolas, empresas, sindicatos, associações de moradores, comunidades e grupos sociais em geral.

Os encontros são coordenados pelos Conciliadores e Mediadores que atuam na Central de Conciliação e Mediação e podem ser solicitados pelo e-mail conciliamediaplt@tj.rs.gov.br ou pelo telefone (53) 32794900, ramal 1737.

Blog – Buscando primar pela transparência e facilitar o acesso da população à justiça, a Central lançou seu blog, onde pode ser conferida a íntegra dos resultados das audiências e das pesquisas de satisfação, mês a mês, bem como as demais atividades da Central. Seu endereço é conciliacaopelotas.blogspot.com

Contato - O atendimento na Central é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, e-mail conciliamediaplt@tj.rs.gov.br.