domingo, 21 de outubro de 2012

PELOTAS PARTICIPA DO WORKSHOP “O PODER JUDICIÁRIO PELA PAZ SOCIAL”



A Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas, RS, participou, no último dia 2 de outubro, do Workshop “O Poder Judiciário pela Paz Social”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, em comemoração ao Dia Internacional da Não-Violência.
Juiz de direito coordenador da Central de Conciliação
e Mediação da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral (à direita)
e o mediador Henrique Alam de Mello de Souza e Silva (ao lado)
durante painel em que apresentaram os trabalhos da Central
O objetivo do workshop é oferecer uma mostra dos trabalhos realizados pelo Poder Judiciário do RS no combate e prevenção à violência e a Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas foi selecionada, ao lado de outras cinco experiências do Rio Grande do Sul, para apresentar o Posto de Justiça Comunitária de Turuçu e a Campanha de Educação para a Paz.
A apresentação dos trabalhos da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas foi realizada por seu coordenador, juiz de direito Marcelo Malizia Cabral e pelo mediador Henrique Alam de Mello de Souza e Silva.

A Central também contou com stand no evento, distribuindo material informativo e apresentando os trabalhos produzidos por estudantes abrangidos pela Campanha de Educação para a Paz, atividade realizada pelos conciliadores  Aline Lopes Bergmann, Ana Paula Henrique de Campos, Cleber Luciano Rutz, Dionéia do Amaral Morais Zanini, Fabiane Peter, João Fonseca, Solange Tessmer, Vanessa Souza da Silva, Vera Maria Corrêa e pelo gestor da Central, servidor Ronaldo Barbosa Silva.

Campanha de Educação para a Paz - A intenção da Central é promover a cultura da paz e conscientizar a comunidade para a importância do diálogo como meio de promover o entendimento e a pacificação social.
A campanha está sendo desenvolvida mediante a realização de palestras, diálogos e oficinas em escolas, empresas, sindicatos, associações de moradores, comunidades e grupos sociais em geral.

Juiz de direito coordenador da Central de Conciliação
e Mediação da Comarca de Pelotas (ao centro),
bem como os conciliadores, mediadores e servidores que participaram do stand da Central no evento
Os encontros são coordenados pelos Conciliadores e Mediadores que atuam na Central de Conciliação e Mediação e podem ser solicitados pelo e-mail conciliamediaplt@tj.rs.gov.br ou pelo telefone (53) 32794900, ramal 1737.

Postos de Justiça Comunitária - Destinados ao atendimento da comunidade em geral, esses Postos constituem unidades do Poder Judiciário situadas bem próximas da população, de acesso rápido, gratuito e sem burocracia.

Nos Postos de Justiça Comunitária os cidadãos podem buscar a solução dos conflitos em que estejam envolvidos por meio do diálogo antes mesmo do ajuizamento de uma ação judicial.

Realizado o pedido de tentativa de resolução de conflito, o Posto de Justiça Comunitária convida os demais envolvidos para uma tentativa de acordo, o que ocorre com o auxílio de um conciliador ou de um mediador, conforme o caso.

Quando obtido o acordo, este pode ser homologado pelo juiz de direito coordenador da Central e possui força de título executivo judicial. Não obtida a solução do caso pelo diálogo entre os envolvidos, os interessados são orientados a buscar a resolução do conflito pela via da ação judicial ou por outra que lhe pareça mais adequada.

Nesse primeiro ano de atividades a Central instalou Posto de Justiça Comunitária em Turuçu, em parceria com os poderes Executivo e Legislativo daquele Município (Rua Bruno Hartear, n.º 7, Turuçu, RS, CEP 96148-000, fone 53-32771159, e-mail justicacomunitariaturucu@yahoo.com.br).
As instituições e comunidades interessadas em sediar um Posto de Justiça Comunitária devem manifestar o interesse por meio eletrônico para o endereço conciliamediaplt@tj.rs.gov.br, após o que receberão questionário e informações adicionais.

Blog – Buscando primar pela transparência e facilitar o acesso da população à justiça, a Central lançou seu blog, onde pode ser conferida a íntegra dos resultados das audiências e das pesquisas de satisfação, mês a mês, bem como as demais atividades da Central. Seu endereço é conciliacaopelotas.blogspot.com

Contato - O atendimento na Central é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, e-mail conciliamediaplt@tj.rs.gov.br.