segunda-feira, 23 de maio de 2016

CEJUSC INTEGROU RONDA DA CIDADANIA

Na sua 49ª edição, o projeto Ronda da Cidadania oportunizou, no último sábado, 21/5, aos moradores dos bairros Seival, Caatinga, Pântano e Barão de Mauá, no Município de Pelotas, RS, a realização de documentos, informações e atendimento nas áreas de saúde, social e jurídica.
Participação do CEJUSC na Ronda da Cidadania

O evento foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, ocasião em que foram realizados 336 atendimentos, tanto na área da saúde, com verificação de pressão arterial, testes de glicose e informações sobre cuidados com a saúde, como nas áreas social, com informações e cadastramento no programa bolsa família, reconhecimentos de paternidade, recreação voltada ao público infantil e cortes de cabelo; jurídica, com orientações e emissão de documentos, como carteira de identidade e de trabalho, CPF e solicitação de certidões de nascimento.
Logo do Projeto Ronda da Cidadania
As Rondas da Cidadania são uma realização do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e constituem feiras de serviços de utilidade pública, que buscam garantir a inclusão social e o amparo integral da justiça à parcela da população hipossuficiente, gratuitamente.
Na Solenidade de abertura, Juiz Malizia agradeceu e homenageou as 92 instituições parceiras do Projeto
Banco do Brasil providenciou a emissão de CPF
Banda da Brigada Militar abrilhantou o evento
De acordo com a coordenador do projeto Ronda da Cidadania em Pelotas, magistrado Marcelo Malizia Cabral, “o número de atendimentos realizados, a acolhida da comunidade e a participação da população, garantiram o êxito do evento”.
CEJUSC recebeu vários pedidos de reconhecimento de paternidade

Corte de cabelo  foi um dos serviços mais procurados

Segundo a Diretora da Escola, Marília Lopes Sopeña, “a realização da Ronda na cidade constitui um grande auxílio prestado pelo Poder Judiciário e pelas instituições parceiras à comunidade”.
O Vereador Antônio Peres, representando a Câmara de Vereadores de Pelotas, saudou a iniciativa do Poder Judiciário, dizendo que pode ser traduzida como uma demonstração de responsabilidade social do Tribunal de Justiça do RS.
A solenidade de abertura contou com a presença do Grupo Escoteiro São Francisco de Assis, responsável pela guarda das bandeiras e com a apresentação da Banda do Quarto Batalhão da Polícia Militar de Pelotas.
Ronda da Cidadania contou com grande participação da comunidade

Além dos parceiros do projeto, prestigiaram a solenidade de abertura o coordenador da Ronda da Cidadania na Comarca de Pelotas, juiz Marcelo Malizia Cabral, o representante da Câmara de Vereadores de Pelotas, Vereador Antônio Peres, a Diretora da Escola, Marília Lopes Sopeña, representando todos os parceiros do Projeto, o titular do Registro Civil Jorge Luís Edon Figueiredo, as representantes dos servidores e colaboradores do Foro de Pelotas, Ieda Terezinha Morsch e Nara Regina Lima, além de professores, servidores da escola e líderes comunitários.
Confira os 336 atendimentos realizados –

- 43 solicitações de CPFs (Banco do Brasil);
- 100 encaminhamentos de confecções carteira de identidade (Instituto Geral de Perícias do RS);
- 18 encaminhamentos de solicitações de carteiras de trabalho (SINE);
- 25 certidões de nascimento, casamento e escritura pública (Registros Civis da Primeira e Segunda Zona);
- 3 informações (Tabelionato de Notas);
- 25 atendimentos/distribuições de material informativo (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas - CEJUSC);
- 15 verificações de pressão arterial e orientações de saúde (Escola Dimensão);
- 27 cortes de cabelo ( Escola de Cabeleireiros Nair Rosseli);
- 50 atendimentos de recreação (Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus);
- 30 atendimentos e informações ao público ofertadas por escoteiros (Grupo de Escoteiros São Francisco de Assis);

Histórico - Iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça, em parceria com diversas instituições do Estado, o Projeto Ronda da Cidadania encontra-se em seu 15.º ano de atividades na Comarca de Pelotas. Neste período, foram realizadas 49 edições do evento, prestando-se atendimento a 63.080 pessoas e realizaram-se 847 casamentos em 22 cerimônias coletivas.

Contato – Mais informações sobre o Projeto Ronda da Cidadania podem ser obtidas no Foro da Comarca de Pelotas, de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, sala 706, 7.º andar, telefone 53-32794900, ramal 1735, e-mail pelrondacidadania@tj.rs.gov.br,  ou em seu blog rondadacidadania.blogspot.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário