sexta-feira, 7 de julho de 2017

CEJUSC COMPLETA 6 ANOS COM ENCONTRO FESTIVO

No último dia 1º de julho, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) completou 6 anos de criação, comemorando na tarde dessa quinta-feira (6) em encontro que reuniu facilitadores de justiça restaurativa, conciliadores, mediadores, servidores do Foro de Pelotas e demais convidados.
O momento de comemoração serviu para aproximar colaboradores do CEJUSC e simpatizantes, que tiveram a oportunidade de vivenciar um círculo de confraternização, organizado pelo instrutor de Justiça Restaurativa, Henrique Alam de Mello de Souza e Silva. A atividade envolveu a circulação de um chapéu que possuía um objeto dentro, que só era descoberto quando cada pessoa recebia o recebia e precisava dizer o porque de “tirar o chapéu” para essa pessoa. Na verdade, no interior do chapéu estava um espelho, e a pessoa de quem se deveria falar era o próprio indivíduo. Essa atividade gerou emoção nos presentes, que puderam valorizar suas próprias atuações, sendo esse o objetivo da ação.
O Instrutor de Mediação de Conflitos, Henrique, coordenou a ação.

Os participantes falaram sobre qualidades do indivíduo citado dentro do objeto.
Outra atividade que envolveu muita emoção durante a comemoração, foi a entrega de menções de louvor aos participantes da primeira turma de justiça restaurativa, que teve início como um projeto piloto no ano de 2012. Dr. Marcelo Malizia Cabral, Juiz de Direito, Diretor do Foro de Pelotas e Coordenador do CEJUSC, falou da importância que esse projeto tem hoje para a Comarca de Pelotas, tanto que a própria Prefeitura da cidade está reconhecendo o trabalho de qualidade desenvolvido está estabelecendo parcerias para valorizar os colaboradores do CEJUSC, de forma que atuem no programa “Pacto Pelotas pela Paz”.
Dr. Marcelo Malizia Cabral prestou menção de louvor aos integrantes da
primeira turma de facilitadores da justiça restaurativa.
A facilitadora Marilaine Furmann comentou que o trabalho desenvolvido pelo CEJUSC envolve a cidadania do indivíduo, atuando diretamente na manutenção da dignidade, o que pode ser observado por exemplo, em quem está com sua liberdade restrita, como no caso do trabalho desenvolvido no Presídio Regional de Pelotas, como também nos que estão com sua personalidade em formação, como os atingidos pelos projetos desenvolvidos nas escolas do município.
Selma Mazza, também facilitadora em justiça restaurativa, falou sobre a importância do papel desempenhado pelo CEJUSC. Comentou que fez parte da primeira turma formada, e que acredita muito nas ações desenvolvidas através da mediação e solução de conflitos por meio da conversa. Disse que atuar nas escolas, como ela tem feito, tem lhe mostrado como a justiça restaurativa gera resultados positivos, mostrando que ela é uma luz que ajuda a iluminar a sociedade, em tempos tão sombrios.
Após as manifestações de carinho, os presentes foram convidados a desfrutar de um saboroso café da tarde, e posteriormente foi cantado o parabéns em homenagem a passagem do aniversário do CEJUSC, finalizando o evento com registro fotográfico de todos os presentes.
Veja alguns clicks do evento:











Nenhum comentário:

Postar um comentário