quarta-feira, 5 de julho de 2017

PROJETO “EDUCAÇÃO PARA A PAZ” VISITA ESCOLA NO PESTANO

Foi na tarde dessa segunda-feira (03) a visita do projeto “Educação para a paz”, na Escola Municipal Santa Irene, localizada no bairro Pestano, e contou com a das representantes do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), Marília Gonçalves, Ana Paula Henrique e Marilaine Furmann.
O tema escolhido abordado no encontro de foi a mediação de conflitos dentro do ambiente escolar e, como é possível solucionar casos de agressividade e falta de respeito mantendo um diálogo aberto entre alunos, professores e gestores das escolas. Esse tema está dentro do foco da campanha, que já atingiu cerca de 9 mil alunos do município, e que visa promover a cultura da paz e a conscientização da comunidade para a importância do diálogo como maneira de promoção do entendimento, pacificação social e facilitação do acesso da população à justiça e a resolução de conflitos por meio da conciliação e mediação.

A Escola Municipal Santa Irene recebeu as palestras do projeto Educação para a Paz.

As mediadoras falaram em como manter um diálogo em sala de aula e evitar conflitos.

As mediadores organizaram uma encenação de mediação com a ajuda dos alunos.

A Gestora do CEJUSC, Marília Gonçalves, deu início a conversa, comentando a atuação do projeto em outras escolas do município, e o quanto a iniciativa é importante para reduzir o número de processos que ingressam no Foro de Pelotas diariamente, visto que muitos se tratam de conflitos que tem início dentro do ambiente escolar.
Posteriormente, as mediadoras do CEJUSC, Ana Paula e Marilaine, deram início às atividades, através da exibição de um vídeo, que fala sobre podermos ser e sonhar com o que quisermos. Ana Paula Henrique explicou que para que isso ocorra é necessário nos dedicarmos aos estudos e sempre respeitarmos os colegas, para que assim seja possível crescer em um ambiente saudável e que colabore com o nosso desenvolvimento.
Após, Marilaine Furmann falou em ações que podem ser aplicadas para resolver problemas dentro da escola, como “objetos da palavra” ou “rodas de conversa”, e que essas ações são bastante eficazes quando aplicadas pelas pessoas certas, acostumadas a apaziguar situações.
Para exemplificar a atuação do CEJUSC, foi encenado com a ajuda de alguns alunos, uma situação de audiência de mediação, contando com as duas partes reclamantes, seus advogados e a mediadora, que nesse caso foi a própria Marilaine. O caso encenado se tratava de uma situação em que uma colega havia “colocado o pé” na frente do outro colega e este caiu, rasgando sua roupa. O colega que sofreu o estrago em sua roupa pedia a reparação do dano, fosse através do pagamento de um valor para nova aquisição do bem, ou ainda da compra, por parte da colega que cometeu a infração, de uma nova peça de roupa. A situação foi finalizada com as duas partes chegando a um acordo, quando a mediadora Marilaine explicou que o objetivo do CEJUSC era exatamente esse, conseguir que uma porção maior de casos de mediação terminem em um acordo.
Por fim, as representantes do CEJUSC passaram um vídeo sobre a paz que cada um gostaria de ter, e finalizaram agradecendo a oportunidade de levar o assunto até a escola.

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