sexta-feira, 7 de julho de 2017

REUNIÃO PARA DISCUTIR JUSTIÇA RESTAURATIVA

Nessa última terça-feira (04), facilitadores de justiça restaurativa se reuniram na sala de reuniões do Foro, para discutir suas atuações junto aos locais onde desenvolvem trabalhos visando à solução de conflitos existentes.
                Presentes no encontro estavam as facilitadoras Maria de Fátima Rauber, que atua na Escola Municipal Núcleo Habitacional Dunas, Silvia Chaigar, que desenvolve atividades no CASE/FASE Pelotas, Eloíza Silva, que atua no projeto “Bons Vizinhos”, além de Selma Mazza, que atualmente está gerenciando círculos restaurativos na Escola Municipal Francisco Carúccio. Além das facilitadoras, também estavam presentes a Gestora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, Marília Gonçalves, e o Assessor e Mediador, Henrique Alam de Mello de Souza e Silva, além do Juiz de Direito e Diretor do Foro de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, que acompanharam o encontro.

O encontro reuniu facilitadoras, mediadores, CEJUSC e o Diretor do Foro.

               Um dos assuntos discutidos durante a conversa foram as atuações desenvolvidas por cada facilitador. Selma Mazza comentou dos círculos restaurativos que estão sendo realizados na Escola Francisco Carúccio, onde os problemas estão sendo resolvidos através de círculos restaurativa envolvendo pais, alunos e a direção da escola.
             Silvia Chaigar, facilitadora junto ao CASE/FASE Pelotas, comentou dos círculos que tem desenvolvido na instituição, destacando o último que havia sido bastante emocionante, pois contou com a presença dos menores infratores em recuperação e suas famílias, preocupadas com o retorno deles para a sociedade e como mantê-los longe do meio criminal. Compartilhou que utilizou um “bibelô” de “coruja” como “objeto da palavra”, simbolizando a sabedoria que seria necessária para incluir esses jovens de volta a comunidade, assim como um “globo” no centro da roda simbolizando o mundo para onde eles devem voltar. A atividade gerou comoção e demonstrou a vontade das famílias de colaborarem nessa readaptação dos jovens.
         Por fim, a facilitadora voluntária, Eloíza Silva, questionou sobre a falta de participantes para atuarem junto ao projeto “Bons Vizinhos”. Dr. Marcelo Malizia Cabral aproveitou a oportunidade e comentou sobre as novidades envolvendo o projeto e a Prefeitura de Pelotas, que quer incluir o CEJUSC  dentro do “Pacto Pelotas pela Paz”, para atuar principalmente nos condomínios habitacionais e escolas da rede municipal, recebendo para isso uma contrapartida em estrutura e financiamento, que deve aumentar o número de voluntários para o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário