quarta-feira, 22 de novembro de 2017

ESCOLA AGRÍCOLA DO RETIRO RECEBE O PROJETO “EDUCAÇÃO PARA A PAZ”

Na última terça-feira (21) a Escola Municipal Maria Joaquina, localizada no distrito do Retiro, recebeu as facilitadoras do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e voluntárias do setor de Serviço Social do Foro de Pelotas, para uma conversa sobre como podemos colaborar para a construção da paz dentro do ambiente escolar. Os alunos atingidos pela atividade foram dos 8º e 9º anos do ensino fundamental.

Representando o CEJUSC estavam a facilitadora em Justiça Restaurativa Ana Paula Henrique e a Gestora Marília Gonçalves, que falaram sobre ações positivas que podem colaborar para a manutenção da paz entre professores e alunos, além da necessidade do respeito e dos bons valores para que a educação possa fazer o seu papel na vida do indivíduo, garantindo que esse tenha um futuro promissor. Também acompanhando o projeto estava a voluntária de justiça terapêutica Giziane Fonseca.

A primeira a conversar com os alunos foi a facilitadora Ana Paula, que falou sobre o trabalho desenvolvido pelo CEJUSC nas escolas do município. Comentou aos alunos a importância de saberem desde agora o que desejam ser no futuro, pois essa é uma escolha que vai sendo construída em cada ação do dia a dia, e que essas ações devem ser baseadas no respeito e na empatia com o próximo, evitando situações que possam constranger os colegas, como apelidos ou brincadeiras sem propósito.

Ainda, para mostrar aos alunos um outro viés da solução de conflitos, a voluntária da Justiça Terapêutica, Giziane, comentou sobre os casos que não seguem o caminho da paz e que acabam por se transformar em processos judiciais, sendo que poderiam muitas vezes serem evitados se houvesse o diálogo nas etapas anteriores. Comentou também da importância das referências para o comportamento humano, que está diretamente relacionado com o resultado do que nos tornamos.

No encontro ainda foi apresentado um vídeo que falava sobre o que sonhamos ser depois de adultos, e solicitado que os próprios fizessem desenhos ou redações sobre tudo que havia sido apresentado, gerando grande surpresas.

Ao final, a Diretora e a Coordenadora Pedagógica da Escola Maria Joaquina levaram as palestrantes para uma visita a estrutura da instituição, que possui um trabalho voltado para a agricultura familiar e ecológica, gerando nos alunos o espírito de responsabilidade para com o próximo, através do cuidado com as hortas e trabalhos temáticos realizados durante o ano inteiro com os alunos.

Ana Paula falou sobre a importância dos valores para nossa formação.

Foi apresentado um vídeo sobre o que queremos ser no futuro.

Os alunos receberam atividades sobre o assunto tratado.

Após a conversa, as palestrantes conheceram a
estrutura da escola com as professoras e alunos.

O PROJETO


O tema, abordado nos encontros do projeto “Educação para a Paz”, é a mediação de conflitos dentro do ambiente escolar e, como é possível solucionar casos de agressividade e falta de respeito mantendo um diálogo aberto entre alunos, professores e gestores das escolas. Esse tema está dentro do foco da campanha, que já atingiu cerca de 9 mil alunos do município, e que visa promover a cultura da paz e a conscientização da comunidade para a importância do diálogo como maneira de promoção do entendimento, pacificação social e facilitação do acesso da população à justiça e a resolução de conflitos por meio da conciliação e mediação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário