sexta-feira, 17 de novembro de 2017

FORO PROMOVE REUNIÃO DE SUPERVISÃO AOS NOVOS FACILITADORES EM JUSTIÇA RESTAURATIVA

Facilitadoras tiveram momento de integração no encontro.


Na tarde da última terça-feira (7), mais um encontro dos novos facilitadores em justiça restaurativa foi realizado no Foro de Pelotas, objetivando verificar o andamento dos trabalhos nas escolas do município. Esses facilitadores fazem parte da nova turma de formada pela parceria entre Poder Judiciário e Prefeitura de Pelotas, com o objetivo de atuar nas escolas cidade, através de círculos de construção da paz para a solução de conflitos escolares.

A facilitadora Jussara Cruz falou sobre a experiência com a aplicação dos círculos restaurativos na Escola Jornalista Deogar Soares, onde é acompanhada pela colega Giane Grupelli. Contou que os círculos foram aplicados nos meses de setembro e outubro, sendo com os professores e alunos, respectivamente, com o objetivo de fortalecer os vínculos entre todos. Nessa experiência, foi possível observar o crescimento de cada um, que passavam a observar o comportamento dos colegas, chamando a atenção para ações que fugissem as regras dos círculos. Ainda, Jussara também aplicou a metodologia com os colegas da Secretaria Municipal de Educação, com o ideal de aproximar os setores.

Nesse encontro, que reuniu cerca de 10 facilitadoras, foi desenvolvido um círculo reflexivo com os presentes, onde a proposta foi de que cada um explanasse sobre as características que considera importantes para um bom facilitador. O círculo foi aplicado pelas educadoras Aline Batiste, Jussara Cruz e Perpétua Pinto, que levaram para o círculo uma “borboleta” como “objeto da palavra”, simbolizando a liberdade de expressão.


Os encontros são realizados mensalmente, no Foro de Pelotas, com a supervisão de representantes do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), que participam junto as facilitadoras, escutando e esclarecendo dúvidas que possam surgir sobre o método. O próximo encontro ocorre no mês de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário