quarta-feira, 8 de novembro de 2017

ESCOLA DO AREAL RECEBE O PROJETO “EDUCAÇÃO PARA A PAZ”

Nessa segunda-feira (6) a Escola Municipal Afonso Vizeu, localizada no bairro Areal, recebeu representantes do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) para uma conversa sobre como podemos colaborar para a construção da paz dentro do ambiente escolar. Participaram da conversa cerca de 30 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.

Estiveram presentes a Facilitadora de Justiça Restaurativa, Ana Paula Henrique, a Assistente Social Giziane Fonseca e a Gestora do CEJUSC, Marília Gonçalves, que falaram sobre ações importantes para que exista a paz entre professores e alunos, além da necessidade do respeito e dos bons valores para que a educação possa fazer o seu papel na vida do indivíduo, garantindo que esse tenha um futuro promissor.

Ana Paula falou sobre ações para estimular a paz no ambiente escolar.

A primeira a conversar com os alunos foi a facilitadora Ana Paula, chamando a atenção para o fato de que a educação precisa vir de dentro das famílias, e não ser uma obrigação da escola, para onde a criança vai para receber o conhecimento transmitido pelos professores. Disse que “as famílias precisam se comunicar mais em seus lares, com respeito e educação”, completando sua fala. Comentou também da importância de saberem desde agora o que desejam ser no futuro, pois essa é uma escolha que vai sendo construida em cada ação do dia a dia.

Ainda, para mostrar aos alunos um outro viés da solução de conflitos, a Assistente Social da Justiça Terapêutica do Foro, Giziane, comentou sobre os casos que não seguem o caminho da paz e, que vão parar em seu setor, onde são aplicadas penas como serviço comunitário, onde os condenados prestam esse serviço de forma gratuita para sanar suas pendências judiciais. Esclareceu a importância de evitar ao máximo que conflitos e discussões tomem proporções em que o judiciário precise ser acionado, quando o problema deixa de ser tratado com o diálogo e vira um processo judicial.

No encontro ainda foi apresentado um vídeo que falava sobre o que sonhamos ser depois de adultos, e solicitado que os próprios fizessem desenhos ou redações sobre tudo que havia sido apresentado, gerando grande surpresas.

A Assistente Social Giziane falou sobre a justiça terapêutica e a importância do diálogo.

O PROJETO


O tema, abordado nos encontros do projeto “Educação para a Paz”, é a mediação de conflitos dentro do ambiente escolar e, como é possível solucionar casos de agressividade e falta de respeito mantendo um diálogo aberto entre alunos, professores e gestores das escolas. Esse tema está dentro do foco da campanha, que já atingiu cerca de 9 mil alunos do município, e que visa promover a cultura da paz e a conscientização da comunidade para a importância do diálogo como maneira de promoção do entendimento, pacificação social e facilitação do acesso da população à justiça e a resolução de conflitos por meio da conciliação e mediação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário