quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Saiba como participar da Semana Nacional da Conciliação


Em 2011, a Semana Nacional da Conciliação vai acontecer entre os dias 28/11 e 02/12. O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça e está na sexta edição. A Justiça Estadual já está recebendo o pedidos para inclusão dos processos em pauta (confira abaixo como participar).
No Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a Semana é coordenada pela  Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, responsável pelo Núcelo de Conciliação do 2º Grau. No 1º Grau de jurisdição, a coordenação é da Corregedoria-Geral da Justiça.
Segundo a Juíza-Corregedora, Ana Cláudia Cachapuz Silva Raabe, que coordena os trabalhos  no 1º Grau, já foram enviados ofícios aos magistrados da Justiça Estadual informando a data e solicitando adesão. Como a iniciativa não é obrigatória aos Juízes, a Corregedoria trabalha na divulgação e solicitação de apoio ao projeto.
Imagem meramente ilustrativa
Neste ano,  em razão da implantação da conciliação no 2º Grau de jurisdição, também haverá audiências no Tribunal de Justiça, nos processos que tramitam em grau de recurso, preferentemente naqueles que estão sobrestados junto à 3ª Vice-Presidência (aguardando julgamento de questões repetitivas nos Tribunais Superiores). Serão, ainda, encaminhados às sessões de conciliação, recursos referentes a financiamento de veículos, contratos bancários, seguro DPVAT, além dos feitos encaminhados pelos Desembargadores Relatores e aqueles cuja inclusão for solicitada pelas partes ou advogados.     
No ano passado, foram pautados 19.391 processos e realizadas 17.496 audiências de conciliação, obtendo-se acordo em 4.511 processos. Segundo a Juíza-Corregedora Ana Cláudia Cachapuz Silva Raabe, isso representa processos extintos por acordo entre as partes, o que é de grande valia, levando em conta que dificilmente há descumprimento ou execução de acordos celebrados entre as partes.
Como participar
Os Advogados podem pedir a inclusão de seus processos em pauta com o objetivo de conciliar. Também podem destacar que há o interesse em participar da Semana Nacional da Conciliação. Não há data limite para ingresso com o pedido de inclusão do processo em pauta para conciliação. No entanto, para inclusão na Semana da Conciliação, é importante que os Advogados façam os pedidos com a maior brevidade, para que seja viável a intimação da parte contrária. 
No Tribunal de Justiça e nas Comarcas onde há Central de Conciliação, que no caso do Rio Grande do Sul são os Foros de Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Passo Fundo, os pedidos devem ser feitos diretamente nas Centrais. Nos demais casos, o Advogado deve procurar o cartório onde tramita o processo.
Através do site do TJRS, www.tjrs.jus.br, você pode clicar no ícone da Semana Nacional da Conciliação. Ali, são encontradas todas as informações sobre o projeto e formas de contato com  o Tribunal de Justiça e Comarcas.
Centrais de Conciliação do TJRS   
  • Núcleo de Conciliação do 2º GrauE-mail:conciliacao2g@tj.rs.gov.brFones: (51) 3210- 7699/3210-7731Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1565, sala 107Porto Alegre
  • Núcleo de Conciliação e Mediação de Porto Alegre
    E-mail: 
    cjconciliacao@tj.rs.gov.br
    Fone: (51) 3210-6500 - ramal 1078
    Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1945, 8º andar, sala 802
  • Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Caxias do Sul
    E-mail: 
    conciliacaocsl@tj.rs.gov.br
    Fone:  (54) 3228-1988  - ramal 1410
    Endereço: Rua Dr. Montaury, 2107 - Bairro Panazzolo
  • Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas
    E-mail: 
    conciliacaoplt@tj.rs.gov.br
    Fone: (53) 3279-4900  - ramal 1735
    Endereço: Av. Ferreira Viana, 1134  - Bairro Areal
  • Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Passo Fundo
    E-mail: 
    frpasfundojz2vciv@tj.rs.gov.br
    Fone: (54) 3311-5377 - ramal 121
    Endereço: Av. General Netto, 486 ou Coronel Chicuta, 160, 3º andar, sala 311

EXPEDIENTETexto: Rafaela Souza
Assessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arend
imprensa@tj.rs.gov.br
 

* Matéria retirada do site do Tribunal de Justiça - http://www.tjrs.jus.br/site/imprensa/noticias/?idNoticia=157361