terça-feira, 22 de novembro de 2011

Depoimento da Ana Paula Henrique de Campos - conciliadora voluntária da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas.


Ana Paula
Henrique de Campos
Trabalhar como voluntária e dedicar parte do meu tempo para prestar atendimento a população contribuindo para uma cultura de paz social, e mais importante ainda e trabalhar como voluntária na central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas. Durante o mês de setembro assisti as audiências de conciliação, presididas pelas conciliadoras já em exercício, e neste período estou me aperfeiçoando para iniciar como conciliadora. A conciliação representa uma nova cultura e preciso estar aberto para ouvir o próximo, e a nossa função e de aproxima-los e orientá-los na construção de um acordo,resolvendo a solução dos conflitos. A vida tem mostrado que os conflitos oriundos das dificuldades do ser humano em lidar com suas diferenças, são inerentes as relações humanas. Então resolvi dedicar grande parte de meu tempo, ao bem estar social, pacificando as pessoas e reconstruindo relacionamentos, estou contribuindo de forma decisiva para a construção de um mundo melhor, e tenho certeza que este trabalho vai ser muito importante para a minha vida profissional e pessoal.o dialogo entre os seres humanos e de suma importância para uma vida melhor tanto no trabalho como no familiar, muitas vezes as pessoas procuram um advogado para entrar com um processo na justiça, por falta de dialogo, por não querer escutar o outro e muito mais simples do que se imagina. E em uma audiência de conciliação as partes tem um tempo determinado para falar, e a solução do conflito e resolvida. Enfim as partes saem satisfeitas, e as vezes no final e ate surpreendente as partes comentam que não imaginavam que o acordo iria sair.
 A satisfação do conciliador de o dever estar cumprido e muito gratificante e presenciar a satisfação das partes também de ficarem livres de um processo longo, com custas e até mesmo as partes ficam muitas vezes sem se comunicar.