terça-feira, 27 de junho de 2017

COMITIVA DO FORO VISITA PREFEITA PAULA PARA DISCUTIR AÇÕES DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE CONFLITOS

 No final da manhã de ontem (26), uma comitiva formada pelo Juiz de Direito e Diretor do Foro de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, pela Gestora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, Marília Gonçalves, e pelo Assessor e Mediador de Conflitos, Henrique Alam de Melo de Souza e Silva, participou de reunião no gabinete da Prefeita Paula Mascarenhas, visando discutir a ampliação do projeto de justiça restaurativa. O projeto tem por objetivo formar pessoas para atuarem como agentes de prevenção e tratamento de conflitos, principalmente dentro das escolas, onde a educação começa.
       Um dos ideais no projeto da Justiça Restaurativa é o de ampliar a formação de facilitadores através de uma parceria com a Prefeitura de Pelotas, segundo informou o Juiz de Direito, Dr. Marcelo Malizia Cabral, que também ressaltou a importância do projeto para conter a violência escolar, principalmente. Até o momento, representantes de várias escolas e de condomínios do programa Minha Casa Minha Vida já foram capacitados pelo CEJUSC, e agora com essa parceria, o programa deve ser ampliado, com formação de professores, orientadores educacionais e guardas municipais.

Dr. Marcelo fez a entrega de um relatório sobre ações
similares implementadas na cidade de Caxias do Sul.
        A Prefeita Paula falou em como se sente estimulada pelo tema, e concorda que também é papel da Prefeitura atuar na prevenção a violência de toda a ordem, colaborando na formação de crianças e jovens, principais autores e vítimas dos casos de violência, e que passam pela educação básica municipal. Com a parceria entre Poder Judiciário e Prefeitura de Pelotas, a idéia é mudar o destino desses indivíduos, para que fujam da vulnerabilidade social, o que pode se dar através de um mapeamento das crianças e adolescentes, buscando alternativas que circulem entre cultura, educação e assistência social.
          Com o desejo de ampliar o projeto, a Prefeita Paula sugeriu que a iniciativa do Poder Judiciário seja incluída no programa “Pacto Pelotas pela Paz”, que será apresentado a Juízes e Promotores no próximo mês de julho. A idéia visará propor ações para melhorar o tratamento dos conflitos e prevenir a violência no município. Também comentou que o objetivo por trás desse projeto é o de provocar uma mudança cultural na população.

A reunião contou com representantes do Poder Judiciário e Secretários
de Educação e Desporto e Segurança Pública, além da Assessoria Especial.


         No encontro com a Prefeita e os representantes do Foro de Pelotas, também estiveram presentes o Promotor de Justiça, Paulo Charqueiro; os secretários de Educação e Desporto, Arthur Corrêa; e de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira; e o assessor especial, Fábio Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário