sexta-feira, 12 de agosto de 2022

MAGISTRADO PRESTIGIA A CELEBRAÇÃO DE CINCO ANOS DO PACTO PELOTAS PELA PAZ

Foto: Gustavo Vara

 Na última quinta-feira (11), a política pública Pacto Pelotas pela Paz completou cinco anos. Em comemoração a data do projeto, a Prefeitura Municipal de Pelotas desenvolveu uma programação aberta a comunidade.

 O evento ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes Orocindo Karosso, na rua Álvaro Chaves, no Centro da cidade e teve início na parte da manhã. A solenidade contou com atividades lúdicas voltadas ao público infantil, apresentações musicais da banda da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), a cantora Sara Matos, da Orquestra Estudantill, além da presença de entidades parceiras, como CIEE e Faculdades Senac.

 Durante a abertura, o Juiz de Direito e coordenador do CEJUSC Regional de Pelotas e do CEJUSC do Cidadão On-line foi convidado a discursar sobre o projeto, “são mais de duas centenas de pelotenses que deixaram de morrer em razão do Pacto. Diversas crianças e jovens estão tendo uma gestação consciente e segura, estamos colhendo apenas os primeiros frutos. Todas as pessoas merecem uma vida digna e oportunidades. O Pacto Pelotas pela Paz é isso, uma janela para uma vida melhor.”

 O magistrado também destacou a colaboração do Poder Judiciário com o Pacto Pelotas pela Paz, seja levando a Justiça Restaurativa e os Círculos de Paz nas escolas, seja colaborando fortemente para a redução dos homicídios com a estratégia da dissuasão focada.

Dr. Marcelo Malizia Cabral, prefeita Paula Mascarenhas, coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz e facilitadores de Justiça Restaurativa.

 A prefeita Paula Mascarenhas se emocionou ao discursar sobre a política pública, “são cinco anos de muito trabalho. Um trabalho muito sério e de integração e, para isso, é necessário muita confiança mútua, que aprendemos a construir juntos, com respeito e tendo como base evidências científicas, dedicação e colaboração de servidores com aproximação de instituições que aprenderam a trabalhar juntos, com união entre Poderes.”

 A coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore convidou o jovem Jobert Martins ao palco, para representar a importância do esporte como ferramenta para combater a violência. O atleta é parte do projeto Vida Ativa há onze anos e retornou recentemente dos Estados Unidos, onde recebeu aulas de artes marciais.

 Mais tarde, os alunos da rede municipal foram convidados a soltar balões no céu, os quais representaram as 232 vidas preservadas pelo Pacto Pelotas pela PAZ, entre agosto de 2017 e julho de 2022.

 Durante a abertura também foram expostos os índices criminais analisados pelo Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social desde agosto de 2017, com o intuito de ressaltar a queda nos indicadores, em razão do Pacto Pelotas pela Paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário