quinta-feira, 8 de setembro de 2022

CEJUSC PARTICIPA DA FORMATURA DE NOVOS FACILITADORES DE JUSTIÇA RESTAURATIVA EM PELOTAS

Créditos: Gustavo Vara

Na manhã de quinta-feira (8), a Prefeitura Municipal de Pelotas promoveu a formatura de novos facilitadores de Justiça Restaurativa (JR) na região.

A solenidade ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Pelotas e contou com figuras como a Prefeita Paula Mascarenhas, o Vice-Prefeito Idemar Barz, a Coordenadora do Pacto pela Paz, Aline Crochemore e a Coordenadora da Justiça Restaurativa no âmbito do município, Jussara Cruz.

O Coordenador do CEJUSC Regional de Pelotas e do CEJUSC do Cidadão On-line, Marcelo Malizia Cabral, relembrou o início da Justiça Restaurativa na Prefeitura Municipal em seu discurso, “No ano de 2013 apresentei a Justiça Restaurativa, que nada mais é que uma ferramenta de educação para a convivência humana. A primeira demanda que tivemos foi de escolas, as quais não estavam preparadas suficientemente para tratar estas questões de violência.”

Créditos: Gustavo Vara

“Com os círculos de paz, nós ensinamos nossos jovens a conviver e respeitar valores humanos de convivência social. Ensinamos sobre respeito, inclusão, diversidade e responsabilidade. Os nossos jovens e comunidades aprendem a ver a consequência de suas condutas, pois se criam ambientes de fala e de escuta. Com isso, Pelotas está se transformando em uma cidade da paz,” afirma o Magistrado.

O Juiz de Direito também compartilha que o trabalho de prevenção e educação para qualificação das relações humanas já está surtindo efeitos nas comunidades. Não apenas a Justiça Restaurativa, mas vários outros programas que qualificam o tratamento da infância, da juventude e as relações familiares, “cada círculo é diferente do outro e possui uma cura, o despertar de algum sentimento ou jovem para uma mudança.”

Os círculos de paz são uma importante ferramenta da Justiça Restaurativa e funcionam como um mecanismo de pacificação de conflitos, acolhimento e fortalecimento do diálogo. Através de uma comunicação não violenta, a metodologia busca criar um ambiente seguro para todos os participantes.

Créditos: Gustavo Vara

A Prefeita Paula Mascarenhas destacou a importância da tecnologia de JR na prevenção de conflitos, “a partir do momento que a gente utiliza essa ferramenta, nós conseguimos reduzir as violências e conflitos e possibilitar que o diálogo construa relações seguras.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário