segunda-feira, 19 de setembro de 2022

COORDENADOR DO CEJUSC REGIONAL DE PELOTAS EM REUNIÃO COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Dr. Marcelo Malizia Cabral, Cláudia Patrícia Leitzke, Karinne Emanoela Goettems e
Marília Reis Gonçalves.

Na manhã da última sexta-feira (16), o Coordenador do CEJUSC Regional de Pelotas e do CEJUSC do Cidadão On-line, Marcelo Malizia Cabral, se reuniu com a Universidade Federal de Pelotas para qualificar uma parceria para o atendimento a pessoas em situação de superendividamento.

A iniciativa surgiu a partir da mediadora Cláudia Patrícia Leitzke. Durante o curso de mediação judicial, Leitzke e a colega Evelyn Froemming verificaram que alguns CEJUSCS tratam o superendividamento de forma diferenciada, por ser uma matéria mais complexa que outras conciliações e mediações, “temos uma afinidade com o direito do consumidor e questões sociais, em função da nossa trajetória na advocacia,” comenta.

A professora e advogada Karinne Emanoela Goettems, responsável pelo Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) da UFPEL, destacou o trabalho da instituição com o PROCON, onde desenvolvem a questão do consumidor superendividado. As advogadas pensam em uma possibilidade de estruturação de um núcleo direcionado ao superendividamento que trabalha com a universidade em parceria com o judiciário.

Leitzke compartilha que entrou em contato com o Magistrado Marcelo Malizia Cabral, com o intuito de uniformizar essa atividade e facilitar os trabalhos dos mediadores e do acesso ao superendividado, onde o indivíduo possa ter um direcionamento específico com orientação psicológica e contábeis, em vista da situação econômica. 

A ideia principal é fornecer um curso de formação para os conciliadores que tem interesse de trabalhar com o superendividamento, “precisamos da uniformização do superendividamento e aperfeiçoamento do nosso trabalho no CEJUSC, para receber melhor as demandas do superendividado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário