quarta-feira, 11 de setembro de 2013

TJRS E OAB DEFENDEM E PROMOVEM A PRÁTICA DA MEDIAÇÃO EM PELOTAS, RS

O Núcleo de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (NUPEMEC) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoveram evento sobre a relevância da utilização da mediação no tratamento e na solução de conflitos, no último dia 09 de agosto, no auditório da OAB, em Pelotas, RS.
O evento teve por objetivo difundir a prática da mediação como técnica adequada e eficaz para a solução de conflitos, bem como apresentar as estruturas do Tribunal de Justiça do RS, da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas e da Ordem dos Advogados do Brasil relativamente à prática da mediação e foi prestigiado por advogados, estudantes de direito, servidores do Judiciário, conciliadores, mediadores e facilitadores de justiça restaurativa em atuação na Comarca de Pelotas.
Com o tema “A implantação da mediação como política pública nacional: o papel do Judiciário e da OAB neste processo”, o painel foi presidido pelo Presidente da Subseção da OAB em Pelotas, Luis Antônio Jesus de Carvalho, que manifestou sua satisfação com os serviços de mediação e conciliação ofertados pelo Tribunal de Justiça e a disposição em firmar parceria com o Poder Judiciário para a difusão dessas práticas.
A mediadora judicial, instrutora e supervisora de mediação do NUPEMEC do TJRS, Liara Lopes Krüger, apresentou a estrutura do Judiciário gaúcho na capacitação e na oferta de mediação, discorreu sobre sua regulamentação e demonstrou como transcorrem as sessões de mediação, enfatizando a relevância da participação colaborativa dos advogados.
Para o e advogado e mediador Ricardo Correa Pires Dornelles, Presidente da Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas e Coordenador-Geral da Casa de Mediação da OAB/RS, os advogados precisam conhecer a mediação e introduzi-la em seu cotidiano, pois constitui caminho célere, desburocratizado e eficaz para a resolução de um grande número de conflitos. “A mediação é uma nova oportunidade, uma ferramenta e uma profissão de futuro para os novos advogados”, concluiu.

O Juiz de Direito Marcelo Malizia Cabral, Coordenador da Central de Mediação e Conciliação da Comarca de Pelotas, manifestou a disposição no estabelecimento de parceria com a OAB para a criação de uma Casa de Mediação da organização, a exemplo do que ocorre na Capital, e ressaltou a importância da participação dos advogados nas sessões de mediação. “Temos notado que alguns advogados resistem à mediação por desconhecê-la, mas a satisfação daqueles que participaram das sessões ultrapassa os 95% segundo as pesquisas de opinião que realizamos”, finalizou.