segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

TJRS PROMOVE OFICINA SOBRE  ACESSO À JUSTIÇA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, EM JAGUARÃO, RS

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas, RS (Cejusc) promoveram oficinas sobre acesso à justiça e meios de autocomposição de conflitos, tais como conciliação, mediação e justiça restaurativa no último sábado, 13 de dezembro, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Jaguarão, RS.

Professores Marcelo Malizia Cabral e Maiane Ourique, Coordenadores das Oficinas sobre acesso à Justiça
 Unipampa Jaguarão
As oficinas foram coordenadas pela professora Maiane Ourique, Coordenadora do Curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania da Unipampa, campus Jaguarão e pelo professor convidado Marcelo Malizia Cabral e contaram com a participação dos Juízes de Direito da Comarca de Jaguarão, Antônio Carlos de Castro Neves Tavares e João Garcez De Moraes Neto, bem como do mediador e instrutor de mediação do TJRS Henrique Alam de Mello de Souza e Silva.

Professores Malizia e os Palestrantes magistrados Antônio Carlos e João Garcez
(da esquerda para a direita)
Professores Malizia e os Palestrantes magistrados Antônio Carlos e João Garcez
(da esquerda para a direita)

Os Magistrados Antônio Carlos de Castro Neves Tavares e João Garcez de Moraes Neto esclareceram sobre os serviços ofertados pelo Poder Judiciário à comunidade e também sobre o papel da Instituição na garantia da cidadania e dos direitos humanos.

Instrutor de Mediação do TJRS, Henrique Alam de Mello Souza e Silva, conduzindo Oficina sobre Mediação
O mediador e instrutor de mediação do TJRS Henrique Alam de Mello de Souza e Silva falou sobre as vantagens dos meios consensuais de tratamento de conflitos, esclarecendo sobre a mediação e seus benefícios.

Segundo a Coordenadora do Curso, professora Mariane Ourique, as oficinas mostraram-se de grande relevância por propiciar o necessário diálogo entre os educadores em formação e o sistema de justiça.

Para o professor coordenador das oficinas, Marcelo Malizia Cabral, que também é Juiz Coordenador do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas, o pressuposto do acesso à justiça é a informação da comunidade sobre o teor e a extensão de seus direitos e sobre as ferramentas disponíveis à sua concretização, sendo exatamente este o motivo da proposição das oficinas na condução da disciplina de acesso à justiça.

Malizia também destacou a importância dos meios adequados de resolução de conflitos, por constituírem instrumentos que propiciam a solução rápida, desburocratizada, eficaz e de baixo custo às controvérsias. “Precisamos difundir a cultura da paz, da solução de conflitos por meio do diálogo e oportunidades como essas de interação da academia com o Judiciário são fundamentais a esse propósito”, concluiu.

 Serviços e Contato – O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas oferece gratuitamente a toda a população serviços de conciliação, mediação e justiça restaurativa. Caso você pretenda buscar a solução de um conflito por meio do diálogo, basta realizar contato com o CEJUSC de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, blog conciliacaopelotas.blogspot.com.br, e-mail cejuscplt@tj.rs.gov.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário