terça-feira, 7 de abril de 2015

CEJUSC DE PELOTAS REPRESENTARÁ O TJRS EM EVENTO NACIONAL SOBRE AUTOCOMPOSIÇÃO

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Pelotas representará o Tribunal de Justiça do RS no Primeiro Fórum Nacional de Mediação e Conciliação – FONAMEC, que se realizará em São Paulo, nos dias 9 e 10 de abril de 2015.
Na ocasião, o Juiz Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, apresentará as atividades desenvolvidas para o tratamento de conflitos, tais como conciliação, mediação e justiça restaurativa, de modo processual e pré-processual.
Os trabalhos envolvem casos atendidos pela sede do CEJUSC, no Foro de Pelotas, bem como em Postos que atendem os municípios de Morro Redondo e Turuçu, assim como nas unidades atendimentos descentralizados realizados na Universidade Católica de Pelotas e em Centros de Referência em Assistência Social e Escolas do município de Pelotas.
A experiência de conciliação virtual também será mostrada aos integrantes do Fórum.
Pesquisa de satisfação de partes e advogados – Com o objetivo de medir a satisfação dos usuários e implementar melhorias na prestação do serviço, ao fim das sessões de conciliação, mediação e círculos restaurativos, os interessados e advogados são convidados a preencher pesquisa de satisfação em formulários sem identificação da pessoa.
No ano de 2014 foram ouvidas 587 partes e 399 advogados. A avaliação de ambos os grupos foi positiva. Para mais de 95% dos entrevistados, a atuação dos conciliadores, mediadores e facilitadores de justiça restaurativa foi muito boa ou boa e mais de 90% dos participantes declararam que a experiência autocompositiva os auxiliará na solução pacífica de outros conflitos.
Atividades Informativas e Educativas – Dentro do Núcleo de Educação e Cidadania, o CEJUSC promove palestras e atividades informativas sobre seu funcionamento por meio da participação em feiras de serviços, no Projeto Ronda da Cidadania e também mediante a realização de palestras e oficinas a estudantes e diversos outros grupos sociais da Comarca, prestando informações a aproximadamente 900 pessoas.
Campanha de Educação para a Paz - A Campanha Itinerante consiste em mostra de imagens e proposta de reflexão sobre diálogo, tolerância, respeito ao próximo e cultura da paz, composta por banners e circula por todas as Escolas da Comarca de Pelotas, sendo que a abertura da atividade sempre ocorre com oficinas sobre cultura da paz.
A Campanha, em curso desde julho de 2012, já alcançou 5.255 pessoas na Comarca de Pelotas.
Campanha Educação para a Paz (Simulação de Mediação com Alunos - Escola Brum de Azeredo)
Capacitação de Mediadores em Pelotas
Círculo Restaurativo na Escola Municipal Getúlio Vargas
Inauguração do Serviço de Pacificação Social no CRAS Centro
Mediadores do CEJUSC atendendo Idosos que procuraram a Feira da Cidadania
Mediadores e Juiz Coordenador do CEJUSC falando aos jovens sobre a cultura da paz na escola Getúlio Vargas
Mutirão Conciliatório Seguro DPVAT em abril de 2014
Blog - Buscando primar pela transparência e facilitar o acesso da população à Justiça, o CEJUSC lançou seu blog, onde pode ser conferida a íntegra dos resultados das audiências e das pesquisas de satisfação, mês a mês, bem como as demais atividades do Centro. Seu endereço é conciliacaopelotas.blogspot.com

Contato e atendimento - O atendimento no CEJUSC é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7º andar (Avenida Ferreira Viana, nº 1134). Telefone (53) 3279.4900, ramal 1737, e-mail cejuscplt@tj.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário