terça-feira, 14 de abril de 2015

EXPERIÊNCIA DO CEJUSC DE PELOTAS É APRESENTADA NO PRIMEIRO FONAMEC

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Pelotas representou o Tribunal de Justiça do RS no Primeiro Fórum Nacional de Mediação e Conciliação – FONAMEC, realizado em São  Paulo, nos dias 9 e 10 de abril.
Na ocasião, o Juiz Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, apresentou as atividades desenvolvidas para o tratamento de conflitos, tais como conciliação, mediação e justiça restaurativa, de modo processual e pré-processual.
Os trabalhos envolvem casos atendidos pela sede do CEJUSC, no Foro de Pelotas, bem como em Postos que atendem os municípios de Morro Redondo e Turuçu, assim como nas unidades atendimentos descentralizados realizados na Universidade Católica de Pelotas, em Centros de Referência em Assistência Social e Escolas do município de Pelotas.
O Juiz Marcelo Malizia Cabral apresentando os trabalhos do CEJUSC Pelotas

A experiência de conciliação virtual também foi mostrada aos integrantes do Fórum.
A comitiva do TJRS ainda contou com a participação do Juiz-Corregedor José Luiz Leal Vieira e da Instrutora de Mediação Izabel Cristina Peres Fagundes.
Juiz Malizia, Instrutora de Mediação Izabel e Juiz Corregedor Vieira 

O  Primeiro Fórum Nacional de Mediação e Conciliação – FONAMEC contou com a participação de CEJUSCs de todo o Brasil, sendo presidido pelo Desembargador José Roberto Neves Amorim, do Tribunal de Justiça de São Paulo.
A cerimônia de encerramento foi presidida pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Ricardo Lewandowski, que destacou a importância dos meios autocompositivos para promover a paz entre as pessoas.
Atividades Informativas e Educativas – Dentro do Núcleo de Educação e Cidadania, o CEJUSC promove palestras e atividades informativas sobre seu funcionamento por meio da participação em feiras de serviços, no Projeto Ronda da Cidadania e também mediante a realização de palestras e oficinas a estudantes e diversos outros grupos sociais da Comarca, prestando informações a aproximadamente 900 pessoas.
Campanha de Educação para a Paz - A Campanha Itinerante consiste em mostra de imagens e proposta de reflexão sobre diálogo, tolerância, respeito ao próximo e cultura da paz, composta por banners e circula por todas as Escolas da Comarca de Pelotas, sendo que a abertura da atividade sempre ocorre com oficinas sobre cultura da paz.
A Campanha, em curso desde julho de 2012, já alcançou 5.255 pessoas na Comarca de Pelotas.
Blog - Buscando primar pela transparência e facilitar o acesso da população à Justiça, o CEJUSC lançou seu blog, onde pode ser conferida a íntegra dos resultados das audiências e das pesquisas de satisfação, mês a mês, bem como as demais atividades do Centro. Seu endereço é conciliacaopelotas.blogspot.com
Contato e atendimento - O atendimento no CEJUSC é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7º andar (Avenida Ferreira Viana, nº 1134). Telefone (53) 3279.4900, ramal 1737, e-mail cejuscplt@tj.rs.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário