quinta-feira, 9 de julho de 2015

CEJUSC DE PELOTAS COMEMORA QUARTO ANIVERSÁRIO COM CELEBRAÇÃO, HOMENAGENS E AGRADECIMENTOS

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (CEJUSC), comemorou, na tarde da última segunda-feira, 6 de julho, a passagem de seu quarto aniversário, nas dependências do Foro da Comarca de Pelotas.
Promotor Paulo Charqueiro e Juiz Coordenador do CEJUSC, Marcelo Malizia Cabral, fazendo a leitura dos valores e princípios do CEJUSC

“Estamos aqui para olhar o que de bom já foi feito, e melhorar ainda mais. E ver onde não fomos tão bons assim, para, juntos, corrigirmos!”. Assim as facilitadoras de justiça restaurativa Marilaine Lascano Furtado Furmann e Selma Mazza iniciavam o círculo de celebração pelos quatro anos de atividade do CEJUSC da Comarca de Pelotas.
Círculo de Comemoração

Pouco a pouco, conforme ia passando o objeto da palavra, um balão em forma de coração, facilitadores de justiça restaurativa, conciliadores, mediadores, instrutores de mediação, colaboradores, promotor de justiça e juízes iam falando de como o diálogo bem conduzido poderia substituir a frieza dos processos judiciais, bem como compartilhando suas vivências realizações em trabalhar no CEJUSC.
“Me alegra ver que haja tantas pessoas aqui que acreditam na forma mais correta de se alcançar a justiça – aquela que se faz através da paz!”, saudava o promotor de justiça Paulo Roberto Gentil Charqueiro, coordenador da Promotoria Regional de Educação, parceira do CEJUSC no trabalho de pacificação realizado nas escolas de Pelotas com a utilização da justiça restaurativa.
Também destacando as vantagens e a eficácia dos meios autocompositivos foram as manifestações dos juízes Fabiana Fiori Hallal e Mauro Peil Martins, que costumeiramente utilizam os serviços do CEJUSC enviando processos para a tentativa de composição dialogada.
Os agraciados com Voto de Louvor e Agradecimento

A tarde foi tomada de emoção. O magistrado coordenador do CEJUSC, Marcelo Malizia Cabral, elaborou um voto de louvor àqueles a quem chamou de “desbravadores”.
Referia-se aos colaboradores do CEJUSC, quando ainda era um projeto-piloto: Andrea Ramalho de Carvalho, Henrique Alam de Mello de Souza e Silva, Mariana Cominges Machado e Nadia Alves Pereira Chiuchetta.
Na sequência, o magistrado também se dirigiu aos integrantes formados na primeira turma de mediação: Aline Lopes Bergmann, Ana Paula Henrique de Campos, Dionéia do Amaral Moraes Zanini, Iolina Vasconcelos Nogueira, João Pedro Fonseca Soares, Maria de Lurdes Ceccagno Cassol, Solange de Almeida Tessmer, Vanessa Souza da Silva e Vera Maria Corrêa, que também foram agraciados com voto de louvor.
Os instrutores que ministraram cursos de mediação na comarca e que se fizeram presentes foram igualmente contemplados com votos de agradecimento: Carlos Renato Ferreira Leite e Maria Aparecida Silva Canabarro Cunha.
Gisela Wurlitzer Diniz, do Grupo Pedagógico do Nupemec

As coordenadoras pedagógicas do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (NUPEMEC), Gisela Wurlitzer Diniz, Izabel Cristina Fagundes Peres e Liara Lopes Krüger também receberam os votos de agradecimento em razão do comprometimento e da excelência do trabalho.
Izabel Cristina Peres Fagundes do Grupo Pedagógico do Nupemec

A equipe de trabalho do CEJUSC ainda providenciou doces lembranças para serem levadas às Desembargadores Genacéia da Silva Alberton e Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, líderes dos métodos autocompositivos no âmbito do NUPEMEC do TJRS, como forma de agradecimento a todo apoio emprestado às atividades do CEJUSC nestes quatro anos de vida.
Malizia agradeceu a todos, ressaltando que o CEJUSC somente alcançou resultados positivos em razão de uma equipe solidificada de pessoas. “Temos um grupo de voluntários extremamente comprometidos com suas atividades. Saem às ruas, falam nas escolas, nos bairros, nas associações, e promovem a paz. Nossos cooperadores são a nossa melhor estampa, nosso maior motivo de festejarmos!”, comemorou.
Após a realização do círculo de celebração, dos agradecimentos e homenagens, todos cantaram o tradicional “parabéns” ao CEJUSC e confraternizaram ao sabor de deliciosos doces e salgados ofertados pelos próprios voluntários.
Contato e serviço – No CEJUSC o cidadão pode buscar a solução de um conflito por meio do diálogo envolvendo os interessados, mesmo sem a existência de um processo judicial ou durante o andamento deste, o que se realiza por meio de conciliação, mediação ou justiça restaurativa.

O atendimento no CEJUSC é gratuito e realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, e-mail cejuscplt@tj.rs.gov.br, blog conciliacaopelotas.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário