quinta-feira, 30 de julho de 2015

Projeto Bons Vizinhos promove reunião com conciliadores

Com a intenção de debater as próximas etapas do projeto Bons Vizinhos – que será implantado em seis residenciais do programa Minha Casa Minha Vida em Pelotas – foi realizada na tarde desta quarta-feira (29/7/15) uma reunião entre o secretário de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Ivan Vaz, o juiz diretor do Foro de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, e os doze conciliadores que vão estar nos condomínios.

Cabral explicou que a intenção é transformar os conciliadores em parceiros da comunidade para que possam detectar a causa dos problemas e viabilizar as suas soluções. “Seremos agentes da construção da paz”, disse. 
Juiz Marcelo Malizia, Secretário Ivan Vaz e equipe que participará do projeto "Bons Vizinhos"
Próximos passos

Um próximo encontro está marcado para o dia 12 de agosto na Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS). Desta vez, também estarão presentes representantes dos moradores dos condomínios, que vão ter a oportunidade de conhecer as perspectivas do projeto e aperfeiçoá-lo com ideias e opiniões.

“Cada residencial terá necessidades diferentes e, por isso, o levantamento das problemáticas de cada condomínio é importante para a criação de estratégias específicas que solucionem os conflitos”, explicou o diretor do Foro.

O projeto

Através de uma parceria entre a prefeitura e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), o projeto Bons Vizinhos vai ser um caminho para a solução de problemas de convivência dos moradores dos residenciais populares do Município.

O projeto prevê que, uma vez por semana, dois conciliadores permaneçam em cada condomínio para a promoção de encontros entre moradores. Palestras e oficinas também vão ser realizadas para promover a paz e o diálogo entre os vizinhos.

Implantado e coordenado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça (Nupemec) – por meio do Cejusc, o projeto conta com a parceria da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) da prefeitura de Pelotas.

Os conciliadores, que são voluntários do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), do Tribunal de Justiça da Comarca de Pelotas, devem trabalhar em duplas nos residenciais Jardins do Obelisco, Montevideo, Buenos Aires, Fragata, Haragano e no Loteamento Eldorado.

Notícia extraída do site da Prefeitura Municipal de Pelotas, www.pelotas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário