quinta-feira, 9 de julho de 2015

MAGISTRADO PARTICIPA DA FORMAÇÃO DE JOVENS EM ÉTICA E LIDERANÇA, EM PELOTAS

Na manhã do último domingo, 28 de junho, jovens moradores do bairro Lindóia, em Pelotas, RS, puderam conhecer um pouco da história de vida do Juiz Marcelo Malizia Cabral, Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (CEJUSC), em evento realizado no Salão da Igreja Evangélica Pentecostal, sob a coordenação do advogado e pastor Samuel Wall.
Juiz Marcelo Malizia falou aos jovens do bairro Lindóia, em Pelotas, sobre ética, deveres e construção da paz

O convite foi inspirado pela eleição do Magistrado como líder comunitário em Pelotas pelos jovens integrantes da Escola de Líderes, projeto social da Defensoria Pública do RS, em razão de suas ações em favor da pacificação social, o Magistrado narrou o caminho que percorreu desde o ensino fundamental até a aprovação no concurso para Juiz de Direito.
“Sempre lutei muito para realizar meus sonhos. Mesmo sem condições de frequentar escolas particulares, estudei muito, com determinação e perseverança para concluir minha formação. Conhecia cada prateleira da biblioteca da Faculdade da Universidade Federal de Pelotas e ali me abastecia do conhecimento necessário para a conclusão do Curso de Direito”, relembrou o palestrante.
O desejo de atuar como Juiz de Direito foi motivado pela inconformidade com as desigualdades e injustiças sociais que conheceu desde adolescente, quando militante voluntário do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, que atendia crianças que viviam nas ruas de Pelotas.
“Sonhem com um mundo melhor e elejam pequenas ações, diariamente, para que isto se realize! A construção de uma sociedade mais justa, igual e pacífica depende de mudanças que precisamos realizar em nosso interior e é exatamente isto que eu desejo a cada um de vocês: sejam exemplos em suas famílias, em suas comunidades e assim serão líderes na construção da paz social”, concluiu o Magistrado.
Juiz Marcelo Malizia, ao centro, com jovens que participaram da palestra, no bairro Lindóia, em Pelotas- RS

Escola de Líderes A Escola de Líderes faz parte da ação Cidadania Integral, da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, que visa aproximar a instituição das pessoas, promovendo não só acesso à justiça, como também o bem estar social, visando construir uma cultura de paz na comunidade. De acordo com o Defensor Público Igor Menini, que coordena do projeto em Pelotas, “os principais benefícios tem sido a redução de ações judiciais, o encaminhamento pronto das demandas sem necessidade de ingresso no Judiciário, mas, principalmente, desenvolver nos alunos o exercício da cidadania, a dignidade da pessoa humana, por meio de uma cultura da paz, propiciando a coexistência de opiniões, posturas e escolhas diversas”.

CEJUSC O atendimento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos Cidadania da Comarca de Pelotas presta orientação jurídica e sérvio de tratamento de conflitos por meios de conciliação, mediação e círculos de construção da paz. Seu atendimento é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, e-mail cejuscplt@tj.rs.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário