sexta-feira, 27 de novembro de 2015

CEJUSC DE PELOTAS E BRIGADA MILITAR ESTUDAM PARCEIRA PARA A PACIFICAÇÃO SOCIAL

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (CEJUSC) e o 4.º Batalhão de Polícia Militar de Pelotas participaram de reunião, na manhã do dia 27 de novembro, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), para refletir sobre as possibilidades de desenvolvimento de ações conjuntas com o objetivo de prevenir e tratar a violência ocorrida na comunidade com a utilização de autocomposição, especialmente técnicas de conciliação, mediação e justiça restaurativa.
Juiz Malizia (esq.) ouviu a experiência canadense apresentada pelo Professor Jean Jacques Beauchamp (dir.)

A reunião foi conduzida pelo Coordenador do Programa de Justiça Restaurativa do TJRS, Juiz Leoberto Brancher, e contou com a participação do Juiz Coordenador do CEJUSC de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral e do Comandante do 4.º Batalhão de Polícia Militar de Pelotas, Tenente Coronel André Luis Pithan, bem como dos Professores Canadenses com experiência na área, Jean Jacques Beauchamp e Mary Hicks.
Juiz Malizia (primeiro à direita) e Ten. Cel. Pithan (segundo à direita) integram o grupo de trabalho


Ao final da reunião foi decidida a criação de grupo de trabalho para o estudo das ações que podem ser desenvolvida em conjunto pelas instituições em nível estadual.


De acordo com Malizia, há tratativas avançadas em Pelotas para que a Brigada Militar promova o tratamento de conflitos, com a utilização de conciliação e mediação nos postos de polícia comunitária, prevenindo e tratando a violência presente no comunidade.

Para Pithan, a parceria é muito bem vinda,  pois empodera ainda mais o policial militar a promover o entendimento entre as pessoas logo no atendimento da ocorrência ou em momento bem próximo a esta, contribuindo para a promoção da paz.

Contato –  O atendimento do CEJUSC é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, e-mail cejuscplt@tj.rs.gov.br.




Nenhum comentário:

Postar um comentário